Sistema

2 de fevereiro de 2021
202 Visualizações

Palavra do Presidente

 

É de conhecimento que um sistema é um conjunto de comuns, correlatos que trabalham juntos para tentar alcançar um objetivo comum.  Sim, sem objetivo, não há sistema. Este, deve ser claro para todos que o integram. O objetivo deve atender a todos os correlatos, a todos os que integram o conjunto, ou seja, condição única de existência.

 

Desta forma, um sistema é definido como um conjunto de elementos interagentes e interdependentes relacionados cada um ao seu ambiente, de modo a formar um todo organizado.

 

O corpo humano é um grande e perfeito sistema, composto de forma organizada em: células, tecidos, órgãos, sub divididos em outros sistemas (digestório, respiratório, muscular, sensorial, circulatório, urinário, reprodutor e outros).

 

Quando qualquer destas estruturas tem dificuldades, todo o organismo é atingido de alguma forma. Se não tratado em tempo, o risco de falência múltipla se agiganta. Pois bem, assim podemos analisar organizações governamentais, associativas, filantrópicas, esportivas e privadas.

 

Quando a sua concepção não é fundamentada na estrutura de um sistema, a tendência é a desorganização que expõe sua ineficiência e ineficácia de existência. Se os correlatos não são atendidos na expectativa do alcance do objetivo, a desmotivação é adubada no sentido de desistir.

 

A desistência por sua vez potencializa a desorganização e o caminho do fechamento se aproximará em alta velocidade.

 

Como estão funcionando os sistemas aos quais pertences? Há algo errado? O que pode ser feito imediatamente para que o todo possa ser atendido dentro das expectativas?

 

Se há possibilidades, invista toda inteligência, conhecimento e força possível para evitar a extinção do sistema ao qual pertences, sempre com prudência. Se tentarem te frear ou não és escutado, coloque no modo tracionado, com prudência!

 

Um pulmão não funciona sem oxigênio.

 

Oxigenação no sistema funciona, pois Sistemas são feitos para funcionar.

 

Pense nisto.

 

Vitor Augusto Koch

Presidente da FCDL-RS

Últimos Posts

Redes Sociais