Mudança no jeito de analisar crédito

23 de novembro de 2021
837 Visualizações

Palavra do Presidente

 

O comércio é um dos setores produtivos onde as mudanças são muito céleres.

Com a economia instável, o aspecto do crédito vem se transformando e o fator decisório começa a analisar uma série de indicadores positivos que proporcionam maior segurança tanto ao tomador como ao concedente de crédito.

Através de uma análise mais aprimorada, o processo de aprovação torna-se mais eficiente para as empresas e mais justo para os consumidores.

As soluções de análise de crédito através do Cadastro Positivo ajudam a evitar que as empresas que vendem a prazo ou parcelado corram o risco de vender e não receber. E o mais importante, auxiliam o tomador a enxergar com maior clareza sua capacidade de endividamento, evitando com isto situações de risco, constrangimento e abalo de crédito.

O Rio Grande do Sul já detém esta inteligência através de uma parceria da FCDL-RS com a Quod, empresa pertencente aos 5 maiores Bancos do País e que investiu pesado em big data e inteligência artificial, além de criar uma plataforma capaz de fazer correlações e análises de forma 75 vezes mais rápida que a concorrência.

A informação simples e rasa, do consta e nada consta, perde a força significativamente nas empresas que concedem crédito direto.

Veja um exemplo:

Um cliente com contas em atraso em 3 ou 4 lojas, com um valor hipotético de R$ 1.500,00 coloca em dia e solicita um crédito de R$ 5.000,00 em uma loja que apenas analisa o consta e nada consta. Certamente terá concedida esta solicitação imediatamente, pois na consulta, não aparecerá nenhum restritivo.

Contudo seu endividamento ultrapassa os 50% da renda, seu histórico de pontualidade é baixíssimo e seu “score” aponta para uma venda de alto risco, ainda, a análise de protestos e ações judiciais tem indicadores desabonadores.

A boa notícia é que a ferramenta está a disposição, bem como orientações para se aplicar uma política de crédito, que estabelece critérios e construção de uma régua de crédito.

Não arrisque mais, conceder crédito seguro na atual conjuntura é um ótimo negócio, trás ganhos sociais significativos e fomenta o círculo virtuoso da economia.

Um Forte Abraço,

 

Vitor Augusto Koch

Presidente da FCDL-RS

Últimos Posts

05 de outubro – Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

05 de outubro – Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

Neste 5 de outubro comemoramos o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE). A data destaca e reconhece o papel fundamental desempenhado por esses empreendimentos na economia do Brasil. As micro e pequenas empresas são vitais ao processo de crescimento econômico,...

CD do Sebrae/RS voltou a se reunir na sede da entidade

CD do Sebrae/RS voltou a se reunir na sede da entidade

O Conselho Deliberativo do Sebrae/RS realizou, na segunda-feira (30/09), sua reunião do mês de setembro. O encontro teve um significado importante já que foi o primeiro na sede da entidade de apoio às micro e pequenas empresas gaúchas após a enchente que atingiu o...

Redes Sociais