Ao longo das últimas décadas, o Litoral Norte vem ganhando um protagonismo importante no cenário estadual. As cidades litorâneas tiveram um desenvolvimento expressivo, tanto em sua economia, quanto na sua urbanização.
O turismo, a construção civil e o comércio são responsáveis pela expansão econômica dos municípios da região e pelo incremento do mercado de trabalho. Esse crescimento transformou o Litoral Norte em um porto seguro para os gaúchos, especialmente nos momentos mais dramáticos vividos pelo nosso estado nos últimos anos, como a pandemia da Covid-19 e os eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul, especialmente em maio de 2024.
Nessas ocasiões, milhares de gaúchos encontraram nos municípios litorâneos o resguardo necessário para levarem adiante seus projetos de vida e seus negócios. Aproveitando a excelente infra-estrutura oferecida pelo Litoral Norte, conseguiram gerir negócios e proteger suas famílias como se estivessem em suas cidades de origem. São fatos que reforçam a importância que a região litorânea passa a ter no processo de reconstrução e desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
Esse potencial regional precisa ser tratado de uma forma mais intensa. Dados recentes do IBGE mostram que o crescimento populacional das cidades do Litoral Norte foi bastante expressivo. Cerca de 25,8% entre os censos de 2010 e 2022. Entre as dez cidades com maior crescimento populacional no estado, sete são da região.
Cresce, então, em importância, a elaboração de um consistente plano de investimento para o Litoral Norte. É preciso unir forças para efetuar um trabalho de qualificação e de preparo da região para receber esse crescente fluxo de pessoas e impulsionar o desenvolvimento social e econômico local.
Existem projetos que podem gerar esse caminho de incremento da região. Como exemplo concreto disso, a possibilidade da construção do porto marítimo em Arroio do Sal, obra que pode representar substancial geração de empregos e de renda para o Litoral Norte e para todo o Rio Grande do Sul.
Os parques eólicos operados em Osório, Tramandaí e Xangri-lá são outros pontos que despertam uma nova safra de investimentos, sendo a região do Litoral uma área privilegiada nos projetos de instalações dessas unidades na terra e no mar.
Como já foi destacado, a construção civil seguirá tendo um papel fundamental no desenvolvimento litorâneo. A região é um campo fértil para o surgimento de novos empreendimentos residenciais e de serviços, como educação e saúde.
Desta forma, o futuro do Litoral Norte do Rio Grande do Sul se mostra próspero e fulgurante. Esperamos que isso se concretize e reforce a vocação desenvolvimentista da região.