No encontro mensal, presidente Vitor Augusto Koch e dirigentes falaram sobre as ações que a Federação desenvolveu para viabilizar a retomada econômica do estado
Na reunião mensal da Diretoria Executiva da FCDL-RS, realizada em formato virtual na quinta-feira (25/03), os dirigentes da entidade celebraram o retorno das atividades do comércio gaúcho no início desta semana.
O presidente Vitor Augusto Koch destacou a série de ações da Federação junto ao Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, ao longo do mês de março, solicitando que os lojistas pudessem trabalhar, o que culminou com a flexibilização de parte do governador Eduardo Leite. Também foi ressaltado pelo presidente a busca por meios efetivos de concessão de crédito para os estabelecimentos comerciais, em especial os de micro e pequeno porte, que são os mais afetados pela crise econômica que o Rio Grande do Sul enfrenta com a pandemia e as restrições.
Também foi tema do encontro o andamento dos trabalhos em torno do novo planejamento estratégico da FCDL-RS, desenvolvido em parceria com a Key Jump, empresa especializada em planejamento estratégico e de marcas, capitaneada pelo publicitário Arthur Bender. O presidente Vitor Augusto Koch lembrou que os novos tempos exigem da Federação estar cada vez mais atenta as demandas do Movimento Lojista gaúcho e que, em breve, os integrantes da Diretoria da entidade e os presidentes das CDLs afiliadas estarão contribuindo com esse processo.
Outro aspecto enfatizado pelo presidente foi sobre a cobrança, considerada injusta e indevida, que o SPC Brasil está fazendo a um grupo de CDLs afiliadas. A FCDL-RS está prestando total apoio jurídico às CDLs notificadas pelo SPC Brasil, tanto no que diz respeito as suas defesas administrativas até uma eventual contestação judicial.