Resultado positivo do comércio gaúcho em maio anima lojistas

15 de julho de 2022
523 Visualizações
Presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, fala da importância desta retomada do crescimento das vendas para o setor

 

 

O mês de maio voltou a registrar números positivos para o comércio gaúcho, com o volume de vendas crescendo 3,1% na comparação com abril, de acordo com a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio), divulgada pelo IBGE nesta semana. Com isso, o patamar do setor atingiu recorde na série histórica iniciada no ano 2000. A média móvel trimestral foi de 4,6%.

 

Para o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, esses números mostram o cenário de recuperação das vendas do comércio no Rio Grande do Sul, o que é um alento para o setor que teve grandes prejuízos em 2020 e 2021 por causa da pandemia.

 

– O detalhe é que o comércio varejista gaúcho teve crescimento superior ao registrado no Brasil, que teve variação de 0,1%. Nos parece que algumas particularidades do nosso estado foram determinantes para que isso acontecesse, como a força do agronegócio, que ampliou exportações, teve maior lucro e, por conseqüência, impulsiona o movimento do comércio. Além isso, a chegada dos dias mais frios, somado ao fato das pessoas voltarem a circular em seus ambientes de trabalho, de eventos, de diversão, possibilitou que o segmento de vestuário e calçados incrementasse suas vendas – ressalta Vitor Augusto Koch.

 

O dirigente ressalta medidas importantes promovidas pelo Governo Federal, como a liberação do saque emergencial do FGTS e o pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS, que aconteceu no início de maio, ajudaram a manter a trajetória ascendente de vendas.

 

– Toda vez que as vendas aumentam, ficamos satisfeitos. Mesmo com alguma instabilidade que vemos em nível mundial, o poder de compra da população está sendo retomado e a demanda reprimida de consumo vai sendo resgatada. Esperamos que esse rumo seja mantido até o final do ano – conclui Vitor Augusto Koch.

Últimos Posts

28 de abril – Dia da Educação

28 de abril – Dia da Educação

Entre tantos fatores importantes nas nossas vidas, a Educação é a maior prioridade. Ela possibilita a formação, a evolução e a mudança. Educação forma e modifica pessoas. E as pessoas transformam o mundo em lugar melhor para vivermos! Neste Dia da Educação, a...

Por um Rio Grande justo

Por um Rio Grande justo

No atual cenário econômico, no Brasil e no Rio Grande do Sul não há espaço para aumento de impostos. Ainda sob o efeito de uma pandemia e de decisões equivocadas que levaram ao fechamento de centenas de empresas e que colocaram sob alto risco outras tantas, travando o...

Redes Sociais