Restrições ao comércio destroem a base econômica do RS

20 de julho de 2020
406 Visualizações

FCDL-RS reforça sua posição de que os setores produtivos não são responsáveis pela disseminação da Covid-19

 

Há várias semanas a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS têm apontado os equívocos do governo estadual e de vários municípios gaúchos na determinação de impedir o funcionamento do comércio como forma de conter a expansão do Coronavírus.

No entanto, a restrição às atividades comerciais não foram seguidas por outras medidas como o fechamento de praças e parques e a redução da lotação nos transportes coletivos. Além disso, nos grandes centros urbanos a maioria das pessoas vive em locais pequenos e lotados, ampliando as chances de contaminação.

Desta forma, o fechamento do comércio, onde se mantém o distanciamento, se impõe o uso de máscaras e se oferece álcool em gel para uso, somado ao confinamento de milhares de pessoas em diminutos espaços residenciais, criam duas condições: destroem a base econômica do Rio Grande do Sul e impulsionam a contaminação.

– O desemprego causado pelo fechamento das atividades econômicas já deixou o campo da teoria e se materializa na multiplicação de cidadãos pedindo comida nas ruas. Somente entre março e maio deste ano já foram extintos 122 mil empregos no Rio Grande do Sul, sendo 33 mil no comércio. E as projeções para junho e julho são de mais postos de trabalho eliminados. Quem aguardava pelo pior, não precisa mais esperar. O pior já chegou. E só vai piorar ainda mais, se estas medidas equivocadas não forem imediatamente revertidas – avalia o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Para o presidente da FCDL-RS, os lojistas gaúchos estão à beira do abismo financeiro. É preciso que o governador e os prefeitos tenham o bom senso de parar de creditar aos setores produtivos a disseminação da Covid-19 e priorizem suas ações na ampliação da estrutura de saúde e ao controle de aglomerações em espaços públicos.

Últimos Posts

FELIZ DIA DOS PAIS

FELIZ DIA DOS PAIS

Dia dos Pais. Data para celebrar nosso primeiro herói, nosso primeiro melhor amigo, nosso primeiro mestre. A FCDL-RS deseja a todos os papais um dia de muita felicidade e de muito carinho!  

Jornal Correio do Povo – 07 de agosto de 2020

Jornal Correio do Povo – 07 de agosto de 2020

As repercussões da reabertura do comércio em Porto Alegre foi pauta de reportagem da edição online do jornal Correio do Povo no dia 07 de agosto. O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, foi um dos líderes empresariais ouvido pelo jornalista Claudio Isaias e...

Redes Sociais