Quod Insights Antifraude

10 de maio de 2023
470 Visualizações

No dia 4 de maio a Quod, parceira da FCDL-RS, promoveu mais uma edição do Quod Insights Antifraude evento que reuniu diversos especialistas referências em suas áreas para debater assuntos como os desafios e tendências nos ambientes de compra online, além de muitos outros assuntos cruciais para tornar o mercado um ambiente mais seguro para empresas e consumidores.

 

 

Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa reuniu lideranças, especialistas e convidados de cerca de 100 instituições financeiras, instituições de pagamento, E-wallets, emissores e varejo, para discutir os desafios, tendências de mercado e a nova regulamentação relacionada à fraude. A edição atual contou com mais de 220 participantes e a presença de representantes do Banco Central, Banco Inter, Ifood, Iugu, Banco do Brasil e Risk Leadership Academy.

 

 

Um dos temas prioritários do encontro foi as chamadas “contas laranjas”, contas bancárias que usam pessoas como intermediárias em transações financeiras fraudulentas, ocultando a identidade do criminoso. Elas entraram de vez na mira das instituições financeiras e já são a principal prioridade para o setor de antifraude.

 

 

– Os golpes envolvendo engenharia social vem aumentando cada vez mais. Golpes praticados por meio de contas laranjas, por exemplo, já são responsáveis por perdas que chegam a R$ 2,5 bilhões, de acordo com estimativas do Banco Central. Para evitar a normalização e mitigar o avanço deste tipo de fraude, é preciso conscientizar a população, assim como desenvolver soluções ainda mais ágeis de monitoramento e prevenção. Por isso, eventos como o nosso, onde conseguimos colocar os principais players do setor financeiro na mesma sala, são fundamentais para traçar estratégias cada vez mais efetivas no combate a este e outros tipos de fraude – destacou Ricardo Kalichsztein, CEO da QUOD.

 

 

O Quod Insights Antifraudes contou com palestras, apresentação de cases e dois painéis de debates. O primeiro painel do dia, que discutiu os desafios e traçou um panorama sobre fraudes no e-commerce, teve a participação de Nathalia Palazzo, Gerente de Prevenção a Fraudes do Ifood; Renato Anzai, co-fundador da Risk Leadership Academy; e Amanda Soares, Gerente de produtos Antifraude da Quod.

 

 

O segundo painel sobre as ameaças da “conta laranja” reuniu o Chefe do Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central, Belline Santana; Bruno Rodrigues, Superintendente de Risco da Iugu; e a Executiva de segurança de prevenção de fraudes do Banco do Brasil, Lia Pilatti. Completaram a mesa o Diretor de Riscos do Banco Inter, Thiago Garrides, além do Diretor de Data Analytics da QUOD, Danilo Coelho. A agenda ainda trouxe a apresentação de cases de aplicação de soluções da empresa liderada pelo Gerente de Finanças e Produtos, Luis Gustavo Rosenburg.

 

 

O evento também marcou a apresentação da nova solução do Quod para mitigar e evitar que tanto pessoa física quanto as instituições financeiras fiquem reféns e sejam prejudicados pelos golpistas que atuam por intermédio das contas laranjas. A ferramenta ajuda a identificar se o consumidor está cedendo seus próprios dados para a abertura de conta, diminui o volume de crédito espúrio dentro da instituição financeira, ou ainda, auxilia no monitoramento e gestão de riscos de contas que já foram abertas, reduzindo o risco de multas e penalidades pelos órgãos controladores. Esta solução da Quod pode auxiliar empresas a detectarem contas laranjas, seja no momento de onboarding da conta bancária, no monitoramento de contas arriscadas, ou até nas transações realizadas em contas suspeitas.

Últimos Posts

28 de abril – Dia da Educação

28 de abril – Dia da Educação

Entre tantos fatores importantes nas nossas vidas, a Educação é a maior prioridade. Ela possibilita a formação, a evolução e a mudança. Educação forma e modifica pessoas. E as pessoas transformam o mundo em lugar melhor para vivermos! Neste Dia da Educação, a...

Por um Rio Grande justo

Por um Rio Grande justo

No atual cenário econômico, no Brasil e no Rio Grande do Sul não há espaço para aumento de impostos. Ainda sob o efeito de uma pandemia e de decisões equivocadas que levaram ao fechamento de centenas de empresas e que colocaram sob alto risco outras tantas, travando o...

Redes Sociais