Prorrogados pelo Conselho Gestor os vencimentos de impostos do Simples Nacional

24 de março de 2021
464 Visualizações

Extensão do prazo de pagamento dos tributos traz alívio financeiro para as micro e pequenas empresas, as mais prejudicadas com a crise econômica gerada pela pandemia

O Conselho Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou, nesta quarta-feira (24/03), a prorrogação dos vencimentos de impostos para empresas enquadradas nesse modelo de tributação. A decisão atende a uma solicitação do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal. A medida estendeu os prazos dos tributos com vencimentos em abril, maio e junho de 2021.

 

O Simples Nacional abrange os seguintes tributos: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ); Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL); PIS/Pasep; Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins); Imposto sobre Produto Industrializado (IPI); Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); Imposto sobre Serviços (ISS); e a Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).

 

O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, considera a decisão do Conselho Gestor extremamente importante, pois traz um alívio financeiro para as micro e pequenas empresas, segmento que é o mais prejudicado pelas perdas econômicas geradas pela pandemia da Covid-19.

 

– Especialmente no varejo, onde 99,5% dos estabelecimentos são micro e pequenos negócios, essa prorrogação cria um fôlego maior para os empreendedores poderem angariar mais recursos e terem condições de honrar seus diversos compromissos – avalia Vitor Augusto Koch.

 

Confira o novo calendário do Simples Nacional

 

O período de apuração de março de 2021, com vencimento original em 20 de abril de 2021, poderá ser pago em duas parcelas iguais, sendo a 1ª em 20 de julho e a 2ª em 20 de agosto de 2021.

 

O período de apuração de abril de 2021, com vencimento original em 20 de maio de 2020, poderá ser pago em duas parcelas iguais, em 20 de setembro e 20 de outubro de 2021.

 

E o período de apuração de maio de 2021, com vencimento original em 20 de junho de 2020, poderá ser pago em duas parcelas iguais, sendo a primeira com vencimento em 22 de novembro e a segunda vencendo em 20 de dezembro de 2021.

Últimos Posts

Cadastro Positivo aperfeiçoa a análise de crédito

Cadastro Positivo aperfeiçoa a análise de crédito

Maior segurança, crédito mais barato e menos inadimplência são algumas das vantagens oferecidas pela parceria FCDL-RS e Quod   Os birôs de crédito brasileiros sempre realizaram análises apenas baseado em informações de inadimplência. Agora, a boa notícia é que...

FCDL-RS demonstra preocupação com aumento da Selic

FCDL-RS demonstra preocupação com aumento da Selic

Presidente Vitor Augusto Koch ressalta que a elevação dos juros básicos pode frear a retomada da atividade econômica   A elevação dos juros básicos da economia em 1 ponto percentual, anunciada pelo Copom na quarta-feira (22/09), preocupa o presidente da Federação...

Redes Sociais