Mensagem foi deixada pelo presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana, no Almoço da Exportação
O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, participou, nesta quinta-feira (23/06), do Almoço da Exportação, realizado pelo Conselho do Prêmio Exportação, iniciativa da ADVB RS.
O evento, que aconteceu no Instituto Ling, em Porto Alegre, teve como palestrante o diplomata e presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana, que falou sobre as possibilidades do Rio Grande do Sul ser o motor das exportações brasileiras’. Além disso, ele fez reflexões sobre questões de macroeconomia e o atual cenário global e suas influências no país.
Em sua palestra, Augusto Pestana destacou a relevância de continuar exportando com força para a China — principal parceiro comercial do Brasil. No entanto, disse que é preciso desenvolver novas relações comerciais, especialmente com o sudeste da Ásia e o Oriente Médio. Desta forma, citou Índia e os Emirados Árabes, como boas opções.
Para ele, o desempenho positivo no comércio exterior depende, em especial, de três diversificações que se aplicam ao Rio Grande do Sul. A primeira diz respeito à variedade da pauta. Significa ampliar o número de produtos exportados e agregar valor às mercadorias.
Outro ponto de diversificação corresponde à necessidade de se buscar novos mercados. Nesse sentido, a dica é criar diferentes fontes de interação com outros países – um desafio visto com bons olhos pelo presidente da ApexBrasil.
Pestana chamou a atenção à necessidade de expansão da base exportadora. A presença da micro, pequena e média empresa no comércio exterior significa, para ele, a profusão de possibilidades de penetração.
O presidente do Conselho do Prêmio Exportação, Fabrício Forest, ressaltou a importância de realizar um debate com tamanha magnitude, ressaltando que a economia gaúcha é um expoente quando o assunto é Comércio Exterior e relações com mercados internacionais.