Presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, considera positiva a reação do comércio do estado neste final de ano
O mês de outubro apresentou crescimento das vendas do comércio no Rio Grande do Sul, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (08/12). O levantamento mostra que o varejo gaúcho em geral teve alta de 1,6% em outubro frente a setembro e que o comércio ampliado, que abrange venda de veículos e de materiais de construção, teve incremento de 2,2%.
O resultado no RS é expressivo tendo em vista que no país o setor varejista teve leve queda, de 0,6% no mesmo confronto e o comércio ampliado, em nível nacional, as vendas caíram 0,9% em nível nacional.
O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, considera importante a reação das vendas do comércio gaúcho em outubro. Para o dirigente, esse resultado já demonstra que o último trimestre de 2021 deve se caracterizar por resultados mais animadores para o varejo do estado.
– O avanço da vacinação, a maior circulação de consumidores, o crescimento da geração de novos postos de trabalho e a demanda reprimida de consumo são fatores que colaboraram para a melhoria das vendas em outubro. Soma-se a isso o pagamento do 13º salário em novembro e dezembro e o início do pagamento do Auxílio Brasil neste final de ano e podemos ter a expectativa de que as vendas serão ainda melhores nos dois últimos meses de 2021. Além, é claro, de datas como a Black Friday e o Natal, que impulsionam o consumo. No que diz respeito ao Rio Grande do Sul é fundamental que as vendas cresçam, pois os lojistas gaúchos sofreram muito com as restrições à sua atividade e precisam muito desse incremento para garantir a sustentabilidade de seus negócios – avalia Vitor Augusto Koch.