Pequenas empresas ampliam a utilização dos canais digitais para vender

27 de janeiro de 2021
945 Visualizações

WhatsApp, Instagram e Facebook são as plataformas mais usadas pelas MPEs para se manterem no mercado

 

O comércio eletrônico foi a forma que a grande maioria das empresas encontrou para enfrentar a crise gerada pela pandemia de Covid-19. De acordo com a 9ª edição da pesquisa “O Impacto da Pandemia de Coronavírus”, elaborada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), sete em cada dez empresas já atuam nas redes sociais, aplicativos ou internet para impulsionar suas vendas. Em maio, bem no início da pandemia, esse percentual era de 59%.

 

Em algumas atividades, o número de negócios atuando no ambiente virtual teve um incremento superior a 20%, como é o caso dos segmentos de energia, que apresentou aumento de 37%; beleza, com 27%; bem como educação e construção civil, que viram o número de empresas ativas nesse ambiente crescer em 20%.

 

Com as restrições de abertura e com o isolamento, os pequenos negócios tiveram que inovar e mudar a forma de vender e de divulgar seus produtos e serviços. A internet tem sido uma grande aliada na sobrevivência de inúmeros negócios no país.

 

A plataforma WhatsApp é a preferida pelos empreendedores que inseriram o mundo virtual nas suas vendas, com 84% de adeptos. Cerca de 90% das empresas que exercem atividades como Artesanato, Beleza e Moda, e que digitalizaram sua comercialização, usam esse recurso para vender seus produtos e serviços.

 

Instagram e Facebook são as próximas opções, com 54% e 51%, respectivamente. Apenas 23% dos negócios vendem por sites próprios.

 

Outro dado interessante apresentado pela pesquisa é que as micro e pequenas empresas usam a digitalização de forma mais profissional do que os microempreendedores individuais (MEI), pois utilizam ferramentas mais voltadas para a gestão dos seus negócios.

 

Entre as micro e pequenas empresas, 55% usam ferramenta de gestão, já entre os MEI, esse número cai para 25% (menos da metade). A diferença também é confirmada quando o assunto é ferramentas para gestão de clientes (CRM), que são utilizadas por 25% dos donos de micro e pequenas empresas, mas por apenas 12% dos microempreendedores individuais.

Últimos Posts

26 de julho – Dia dos Avós

26 de julho – Dia dos Avós

𝗗𝗜𝗔 𝗗𝗢𝗦 𝗔𝗩𝗢́𝗦 Avós são sinônimos de aconchego, sabedoria e generosidade! Avós nos dão amor que conforta, sorriso que acalma e carinho que fortalece nossos corações. Feliz dia para todos os vovôs e todas as vovós!

Banrisul disponibiliza linha de crédito especial para MPEs e MEIs

Banrisul disponibiliza linha de crédito especial para MPEs e MEIs

Coordenado pelo consultor de Economia da FCDL-RS e professor da Escola de Negócios da PUCRS, Gustavo Inácio de Moraes, ocorreu no dia 24 de julho mais uma edição do Sindha Talks, no qual o gerente-executivo do Banrisul, Ariel Sturmer, falou sobre as linhas de crédito...

Redes Sociais