Os impactos do reajuste do piso regional do RS

14 de setembro de 2023
269 Visualizações

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa promoveu, na quarta-feira (13/09), audiência pública para debater os impactos do piso regional na economia do Estado do Rio Grande do Sul (RS), atendendo proposição dos deputados Professor Claudio Branchieri (Podemos) e Miguel Rossetto (PT).

 

A FCDL-RS participou do encontro e, em conjunto com as demais entidades empresariais presentes, se manifestou contra o índice de reposição apresentado pelo Governo do Estado em julho deste ano, de 9%, além de defender a extinção do piso regional.

 

Caso o texto encaminhado pelo executivo estadual seja aprovado pela assembleia, o salário mínimo do Rio Grande do Sul subirá para R$ 1.573,89, retroativo a maio de 2023, o que impactará intensamente as finanças das empresas gaúchas, a maioria delas composta de micro e pequenos empreendimentos que não possuem condições de arcar com esse reajuste.

 

As entidades pontuaram que é o aquecimento da economia que estimula a geração de empregos e não uma ação do governo. Além disso, a elevação do piso regional acaba por contaminar as demais convenções coletivas dos trabalhadores.

 

A audiência pública teve a presença do secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, explicando o porque da proposta encaminhada pelo executivo. Também se manifestaram o Superintendente Regional do Trabalho, Claudir Nespolo e o diretor do Dieese, Ricardo Manfroi.

 

Houve, ainda, espaço para as manifestações de diversos deputados estaduais, expressando seus pontos de vista em relação ao piso regional.

 

Últimos Posts

28 de abril – Dia da Educação

28 de abril – Dia da Educação

Entre tantos fatores importantes nas nossas vidas, a Educação é a maior prioridade. Ela possibilita a formação, a evolução e a mudança. Educação forma e modifica pessoas. E as pessoas transformam o mundo em lugar melhor para vivermos! Neste Dia da Educação, a...

Por um Rio Grande justo

Por um Rio Grande justo

No atual cenário econômico, no Brasil e no Rio Grande do Sul não há espaço para aumento de impostos. Ainda sob o efeito de uma pandemia e de decisões equivocadas que levaram ao fechamento de centenas de empresas e que colocaram sob alto risco outras tantas, travando o...

Redes Sociais