Os benefícios da entrada dos dados de telecomunicação no Cadastro Positivo

17 de janeiro de 2022
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Entenda os impactos positivos desses dados para o mercado

 

Com as informações continuadas do setor de telefonia, o Cadastro Positivo fica ainda mais forte. Esses dados permitem uma visão mais completa do perfil de pagamento, além de incluírem no setor de crédito aqueles consumidores que não possuem contas bancárias.

Os consumidores com contratos em linhas telefônicas, TVs por assinatura e planos de internet ativos no modelo pós-pago passam a ter suas informações reportadas ao Cadastro Positivo.

A FCDL-RS e a Quod separaram os principais benefícios e impactos positivos que a entrada dos dados de telecomunicação no Cadastro Positivo já está gerando no mercado:

– A chegada dos dados de telecom já incluiu mais de 10 milhões de novos consumidores no Cadastro Positivo, ou seja, são pessoas que não tinham conta em nenhuma instituição financeira ou tinham, mas não havia dados suficientes para serem reportados. Isso beneficia os consumidores, pois as empresas passam a ter  uma visão mais completa do histórico de pagamentos deles, com mais informações para avaliar se podem oferecer crédito de forma segura e assertiva, de acordo com o perfil de pagamento de cada um.

A união dos dados das instituições financeiras com os dados das empresas de telecomunicação gerou uma melhor qualificação do perfil dos consumidores em relação a sua capacidade de pagamento. Assimilando essas informações, é possível entender a amplitude e fidelidade do relacionamento de cada consumidor com as operadoras de telecomunicação e instituições financeiras, o perfil de busca por crédito, e assim gerar insights para uma oferta mais segura para a empresa e justa para o cliente.

Além disso, houve qualificação também do perfil de inadimplentes, com a inclusão de mais de 7 milhões de consumidores que não faziam parte das instituições financeiras ou faziam e não tinham pendências com elas, mas possuem dívidas em aberto com as operadoras de telecom. Isso gerou uma melhora no processo de cobrança e nas estratégias de recuperação de dívidas para as empresas, que agora possuem uma visão mais completa do histórico de pagamentos em atraso de determinado CPF ou CNPJ com diferentes credores.

E os benefícios não param por aí, a utilização destes dados vai além da análise de crédito.  A Quod utiliza os dados do Cadastro Positivo para construir indicadores que auxiliam as empresas em diversos momentos do clico de vendas, como na segmentação da carteira de clientes, análise da tendência de recuperação de dívidas, definição de limites de crédito, entre outros. A chegada dos dados de telecomunicação contribuiu ainda mais para a construção e aprimoramento desses indicadores, contribuindo com mais assertividade na tomada de decisão das empresas, já que complementam a visão do comportamento dos consumidores no mercado.

Com mais estas informações, o Cadastro Positivo ajuda sua empresa a ter indicadores precisos como a segmentação da carteira de clientes, a análise da tendência de recuperação de dívidas, e a definição de limites de crédito, entre outros.

 

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