O Dia Internacional do Consumidor é uma oportunidade ímpar para estreitar relações com os clientes

11 de março de 2020
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FCDL-RS dá dicas de como os lojistas podem se aproximar ainda mais de sua clientela

 O Dia Internacional do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma data importante para aproximar os varejistas de seus clientes. Por isso, o lojista que tiver condições de disponibilizar ofertas exclusivas, ações e novidades que agradem o gosto e o bolso dos consumidores deve fazê-lo.

– É uma ocasião em que as empresas varejistas podem reforçar sua oferta de produtos de qualidade para satisfazer plenamente o consumidor. O cliente é o pilar de sustentação do varejo e não se deve medir esforços para satisfazer seus desejos – destaca o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), Vitor Augusto Koch.

O Dia Internacional do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983. Essa data foi escolhida em razão do famoso discurso feito, em 15 de março de 1962, pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy. Em seu discurso, Kennedy salientou que todo consumidor tem direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Isto provocou debates em vários países e estudos sobre a matéria, sendo, por isso, considerado um marco na defesa dos direitos dos consumidores.

– Nós, lojistas, temos que lembrar que o consumidor é tudo para o comércio. Fidelizar o cliente é fruto do bom atendimento prestado, dos preços justos ofertados e de uma experiência de compra sempre positiva. Satisfazer nossa clientela é nossa maior alegria – enfatiza Vitor Augusto Koch.

 

Confira algumas dicas da FCDL-RS para aumentar as vendas e fidelizar clientes não apenas no Dia do Consumidor, mas em todos os momentos:

 

– Procure conhecer de dato o seu consumidor;

– Sempre que possível, faça promoções e ofereça descontos;

– Realize ações exclusivas para que já é cliente;

– Estabeleça uma boa comunicação com o consumidor;

– Cuide da satisfação do cliente;

– Esteja sempre disponível para atender seu cliente;

– Conheça e respeite os direitos do consumidor

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