Mobilização dos gaúchos é fundamental para recuperar as regiões atingidas pelas cheias

15 de setembro de 2023
279 Visualizações

Em reunião realizada na tarde de quinta-feira (14/09) o secretário adjunto da Casa Civil do Governo do Estado, Gustavo Paim, explanou para entidades e instituições representativas da sociedade gaúcha, entre as quais a FCDL-RS, as ações colocadas em prática pelo executivo estadual para auxiliar as populações e regiões atingidas pelas enchentes no Vale do Taquari.

 

Uma das iniciativas apresentadas por Paim foi a criação da conta PIX para receber doações em dinheiro das pessoas que desejam ajudar as vítimas das cheias. Desde que foi anunciada pelo governador Eduardo Leite em 09 de setembro, a conta já recebeu cerca de R$ 10 milhões, recursos que serão utilizados para apoiar iniciativas de recuperação do meio de vida das pessoas nos locais afetados.

 

A medida visa dar segurança de que os valores destinados irão chegar em um canal oficial e que serão bem aplicados. Todo o processo passará por auditoria. A conta é do Banrisul e os valores serão geridos em parceria com entidades reconhecidas no trabalho de assistência social e ajuda humanitária, para reduzir a burocracia e acelerar a chegada a quem mais precisa. Podem ser feitas doações de qualquer valor.

 

Outro detalhe importante e que demonstra o poder de solidariedade dos gaúchos é a informação de que as doações de roupas e alimentos foi significativamente expressiva, lotando os depósitos disponibilizados para receber esses produtos. O momento é de receber donativos de materiais específicos, como roupas íntimas e alimentos especiais.

 

Ainda foi citada a brilhante atuação das forças de resgate durante os momentos de maior força das cheias, com mais de 700 pessoas sendo resgatadas das águas com o auxílio de botes do Corpo de Bombeiros e quatro helicópteros do governo estadual.

 

Mesmo nesse momento de dor e de comoção para todos os gaúchos chamou a atenção de todos os presentes ao encontro na Casa Civil RS a fala do secretário adjunto Gustavo Paim em relação as “fake news” que são disseminadas nas redes sociais, algo que prejudica em muito o trabalho dos voluntários e dispersa a solidariedade de quem quer doar recursos financeiros ou outros materiais úteis aos municípios e pessoas atingidas.

 

Portanto, é fundamental a orientação para quem deseja colaborar que esteja alerta em relação a falsas mensagens e solicitações em relação aos donativos. Lembrando que o PIX Oficial do Governo do Estado do RS tem a chave CNPJ 92.958.800/0001-38. No município de Muçum, um dos mais atingidos pelas cheias, o PIX Oficial para recebimento de doações em dinheiro é o da CDL Muçum, determinado pela prefeitura da cidade: CNPJ 93.856.813/0001-69.

Últimos Posts

28 de abril – Dia da Educação

28 de abril – Dia da Educação

Entre tantos fatores importantes nas nossas vidas, a Educação é a maior prioridade. Ela possibilita a formação, a evolução e a mudança. Educação forma e modifica pessoas. E as pessoas transformam o mundo em lugar melhor para vivermos! Neste Dia da Educação, a...

Por um Rio Grande justo

Por um Rio Grande justo

No atual cenário econômico, no Brasil e no Rio Grande do Sul não há espaço para aumento de impostos. Ainda sob o efeito de uma pandemia e de decisões equivocadas que levaram ao fechamento de centenas de empresas e que colocaram sob alto risco outras tantas, travando o...

Redes Sociais