Na quinta-feira (30/05), o Banrisul anunciou a criação do Pronampe Solidário, programa que irá disponibilizar empréstimos com juros subsidiados de até R$ 150 mil reais por CNPJ, com um ano de carência e 48 meses para pagar. O objetivo é facilitar o acesso ao crédito para os empreendedores afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
A iniciativa se destina para Microempreendedores Individuais (MEIs), micro e pequenas empresas, tendo a operação uma duração total de 60 meses. Dentro do Pronampe Solidário há, ainda, uma condição especial. O cliente que pagar em dia as parcelas até o vencimento de cada prestação, pagará no máximo o valor emprestado. Ou seja, se ao final da operação, o somatório do valor pago nominalmente pelo cliente superar o valor emprestado, o banco devolverá a diferença.
O Banrisul anunciou, ainda, a ampliação de prazo para as operações de crédito consignado (descontado em folha), contratadas pelo funcionalismo estadual e prefeituras conveniadas. A medida prevê a suspensão da cobrança na folha por 180 dias. São beneficiados servidores estaduais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Ficam contemplados também os municipais, no caso das prefeituras que assinaram o termo de adesão do Reconstruir RS, junto ao banco.
Além disso, o banco ampliou a suspensão do pagamento do crédito imobiliário, de três para seis meses, diluindo as parcelas no prazo remanescente do contrato. O cliente interessado deve procurar a instituição para fazer a repactuação.
Cooperativas de Crédito incluídas no Pronampe do Governo Federal
Na última quarta-feira (29/05), o Governo Federal apresentou novas medidas de auxílio às empresas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Entre elas, a inclusão das cooperativas de crédito do estado no Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), medida que atendeu pedido da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).