Lançamento do Radar do Mercado Gaúcho marca a reunião mensal do Conselho de Boas Práticas Tributárias

7 de novembro de 2023
174 Visualizações

A 11a reunião ordinária do Conselho de Boas Práticas Tributárias (CBPT), realizada na tarde de segunda-feira (06/11), em Porto Alegre, foi marcada pelo lançamento de uma nova ferramenta pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz RS), o Radar do Mercado Gaúcho.

 

Criada pela Receita Estadual com base nas informações fiscais do Rio Grande do Sul, o Radar do Mercado Gaúcho disponibiliza um painel virtual interativo inédito no Brasil, onde estão centralizados uma série de dados econômicos segmentados por produto.

 

O subsecretário da Receita Estadual e presidente do CBPT, Ricardo Neves Pereira, destacou que a plataforma poderá ser utilizada pelos setores produtivos para tomada de decisões, uma vez que eles poderão identificar oportunidades de mercado amparados em evidências estatísticas. Já a Sefaz RS ganha informações estratégicas para visualizar os efeitos tributários sobre determinadas cadeias produtivas, visando o incremento do desenvolvimento econômico do estado.

 

– A nova ferramenta fornece muitas informações estratégicas de mercado, o que amplia o leque de transparência de dados fiscais do Estado. Com isso, os agentes econômicos do Rio Grande do Sul poderão identificar possíveis oportunidades de mercado, analisar o desempenho comercial de produtos e direcionar novos investimentos no estado – disse Ricardo.

 

Na reunião, que contou com a presença do secretário ajunto da Sefaz, Itanielson Cruz, e membros do CPBT, entre os quais está a FCDL-RS, ainda foram tratados temas importantes. Entre eles, a reforma tributária nacional, prevista para ser votada no Senado nesta semana, as ações de incentivo à retoma da atividade econômica promovidas pela Sefaz RS no Vale do Taquari, os projetos que tratam do auxílio técnico no processo de transição das empresas pertencentes ao Simples Nacional para o regime geral de tributação e as iniciativas da Receita Estadual na fiscalização da formação de grupos econômicos irregulares.

 

Implementado em agosto de 2022, o CBPT é integrado por 22 conselheiros representando 12 entidades: Receita Estadual, Procuradoria-Geral do Estado, FCDL-RS, Fecomércio, Federasul, CRC, Sebrae, OCERGS, Fiergs, Fetransul, Farsul e OAB.

 

Em seus quinze meses de atuação, o Conselho está, cada vez mais, aprofundando e aprimorando o seu relacionamento com a sociedade e apresentando as ações que realiza, com um trabalho mais próximo e preventivo.

Últimos Posts

28 de abril – Dia da Educação

28 de abril – Dia da Educação

Entre tantos fatores importantes nas nossas vidas, a Educação é a maior prioridade. Ela possibilita a formação, a evolução e a mudança. Educação forma e modifica pessoas. E as pessoas transformam o mundo em lugar melhor para vivermos! Neste Dia da Educação, a...

Por um Rio Grande justo

Por um Rio Grande justo

No atual cenário econômico, no Brasil e no Rio Grande do Sul não há espaço para aumento de impostos. Ainda sob o efeito de uma pandemia e de decisões equivocadas que levaram ao fechamento de centenas de empresas e que colocaram sob alto risco outras tantas, travando o...

Redes Sociais