Inovação, tecnologia e desenvolvimento marcam edição histórica da Mercopar

6 de outubro de 2021
762 Visualizações

Maior feira de inovação industrial e negócios da América Latina chega a sua 30a edição representando um estímulo fundamental para a retomada econômica do RS

 

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, esteve em Caxias do Sul na terça-feira (05/10), participando das reuniões ordinária e extraordinária do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS.  Também, acompanhou a abertura da 30ª Mercopar, maior feira de inovação industrial e negócios da América Latina, que acontece nos Pavilhões da Festa da Uva até quinta-feira (07/10).

A Mercopar 2021 reúne pequenos, médios e grandes negócios de diversos segmentos, como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, bem como Startups.  São 347 expositores ocupando uma área de 20.000m2 na feira.

– Esta edição da Mercopar representa um estímulo fundamental para a retomada econômica do Rio Grande do Sul. Além de fomentar negócios, a feira é uma excelente oportunidade para as empresas pensarem no futuro e planejarem estratégias de crescimento. O Sebrae/RS está de parabéns por promover um evento deste porte com todos os cuidados sanitários – ressalta Vitor Augusto Koch,  que presidiu a entidade de apoio às MPEs gaúchas entre 2011 e 2014.

Nesta edição, a Mercopar está repleta de atrações presenciais e digitais, entre as quais, o Projeto Comprador, que acontece durante os três dias da feira, das 14h às 19h, com rodadas presenciais e digitais. O projeto visa aproximar grandes, micros e pequenas empresas atendidas pelo Sebrae por meio do cruzamento das ofertas e demandas das associações.

O Encontro Virtual de Negócios Internacionais oferece agendas com associações por meio de uma plataforma de matchmaking online, em formato totalmente virtual. Ao todo, o Salão de Negócios irá contar com 258 compradores e 423 vendedores, participando do Projeto Comprador e do Encontro Virtual de Negócios Internacionais.

No Salão de Inovação são disseminados aplicações e conteúdos voltados à indústria e criadas oportunidade de negócios entre empresas e startups. A programação deste ano conta com desafios tecnológicos, matchmaking, demonstração de drones, conteúdos e desafios de pitches que conectam startups, grandes empresas, investidores e parceiros do ecossistema de inovação na Arena Sebrae Like a Boss.

Atração inédita na Mercopar, a Célula Demonstradora de Tecnologias da Indústria 4.0 levará para a feira um processo fabril produtivo. O espaço irá aproximar as premissas e ferramentas da Indústria 4.0 das empresas e mostrar que é possível inserir tecnologias que otimizem os processos, aumentando o aumento de produtividade, qualidade e flexibilidade.

Ainda durante os três dias de realização da feira robôs que costumam exercer atividades em fábricas terão suas tecnologias adaptadas para interagir com o público. Entre as atrações estarão um AMR (robô móvel autônomo), que irá auxiliar os presentes na feira a se localizarem e encontrarem estandes; um braço mecânico no qual o visitante poderá acoplar o celular e tirar uma foto ou gravar um vídeo; e robôs que estarão servindo sorvete e suco aos visitantes na Praça de Alimentação.

Otimismo na abertura

Na solenidade de abertura da 30ª Mercopar, o presidente do Sistema Fiergs e do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Gilberto Petry ressaltou a expectativa de um volume de negócios superior, neste ano, aos R$ 128 milhões gerados em 2020. Para ele, a feira é uma demonstração de força do Rio Grande do Sul em meio às dificuldades, com plena superação de desafios.

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, por sua vez, lembrou que a agenda principal do Governo do Estado é o desenvolvimento e a competitividade e ressaltou que a iniciativa é totalmente compatível com a Mercopar.

Já o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo afirmou ter certeza de a geração de negócios na edição deste ano será muito positiva, em razão do potencial dos 347 expositores presentes na feira.

 

Confira a programação completa da 30ª Mercopar no link https://mercopar.com.br/programacao/

Veja, também, mais imagens das reuniões do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, com a participação do presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch

Presidentes da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch e do Sistema Fiergs e do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Gilberto Petry

 

Reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS em Caxias do Sul

 

Reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS em Caxias do Sul

 

Reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS em Caxias do Sul

 

Confira algumas imagens da Mercopar 2021

 

 

Crédito da foto: Dudu Leal

 

Últimos Posts

Por um Rio Grande justo

Por um Rio Grande justo

No atual cenário econômico, no Brasil e no Rio Grande do Sul não há espaço para aumento de impostos. Ainda sob o efeito de uma pandemia e de decisões equivocadas que levaram ao fechamento de centenas de empresas e que colocaram sob alto risco outras tantas, travando o...

22 de abril – Descobrimento do Brasil

22 de abril – Descobrimento do Brasil

Neste 22 de abril, celebramos os 524 anos do descobrimento do Brasil!   Que Deus continue abençoando a nossa Pátria e que possamos construir um país cada vez melhor para todos os brasileiros, com saúde, prosperidade e muita paz.

Redes Sociais