A FCDL-RS participou na quinta-feira (24/10) do Fórum de Competitividade e Reconstrução do Rio Grande do Sul realizado no Hotel Hilton, em Porto Alegre.
Promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) o evento reuniu autoridades governamentais e lideranças empresariais para debater questões como infraestrutura, saneamento, sustentabilidade, planejamento urbano e inovação, entre outros pilares que compõem a avaliação do Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios.
O Fórum, capitaneado pelo embaixador do CLP no Rio Grande do Sul, Eduardo Fernandez, teve como palestrantes o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo; a secretária estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjoria Kauffmann; a head de competitividade do CLP, Carla Marinho; o diretor-geral da CMPC de Guaíba, Antonio Lacerda; o diretor da Aegea Saneamento e Participações S.A., Fabiano Dallazen; e o governador gaúcho, Eduardo Leite.
No encontro foram apresentados os indicadores que levaram o Rio Grande do Sul a se tornar o único estado a conquistar, neste ano, o prêmio Destaque Crescimento. A distinção é concedida pelo Centro de Liderança Pública para os estados que ao longo de quatro anos investiram nos pilares de Sustentabilidade Social, Infraestrutura e Segurança Pública.
O embaixador do CLP no RS, Eduardo Fernandez, destacou a importância do Fórum na medida em que ele agrega experiências para que os indicadores do ranking sejam melhorados ainda mais. Segundo ele, procurar aperfeiçoar áreas como inovação, segurança, eficiência da máquina pública, infraestrutura e saúde é uma forma dos gestores públicos impactarem positivamente no incremento da qualidade de vida de suas comunidades.
O governador Eduardo Leite enfatizou sua total confiança na retomada do Rio Grande do Sul e no pleno retorno das atividades econômicas que fizeram o estado se destacar no ranking de competitividade do CLP.