FCDL-RS pede apoio da Assembleia para flexibilizar atividades do comércio

9 de abril de 2020
1174 Visualizações

Federação está preocupada com a situação dos varejistas gaúchos, que não podem abrir suas lojas

Preocupada com a situação dos estabelecimentos comerciais gaúchos, a Junta Governativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS fez um apelo na manhã de quinta-feira (09/04) ao presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP). Os dirigentes Aljaci Britto, Cladimir Coppini e Márcio Martins pediram apoio para flexibilizar a abertura das lojas com regras pré-estabelecidas e cuidados com a saúde. A maioria das atividades comerciais está fechada até 15 de abril, por determinação de decreto do governador Eduardo Leite (PSDB), devido ao coronavírus.

–  A situação é preocupante. Quem está sendo mais atingido são as micro e pequenas empresas. Precisamos flexibilizar as regras com protocolo de cuidados com a saúde, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias, para manter o emprego e renda. Já há empresários sendo obrigados a demitir funcionários e sem dinheiro para bancar aluguel, devolvendo prédios e fechando pontos – relatou Aljaci Britto.

Polo agradeceu a visita à Assembleia e informou que está empenhado no tema com várias entidades empresariais gaúchas por meio do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico. Com quatro reuniões desde 26 de março, o grupo tem como objetivo garantir o funcionamento pleno da cadeia da alimentação e setores paralelos que dão suporte a ela e buscar apoio emergencial de bancos e governo a trabalhadores que já estão enfrentando dificuldades, especialmente os autônomos, e empreendedores que foram obrigados a interromper suas atividades.

O parlamentar ainda mencionou que foi entregue a Leite, na terça-feira, um protocolo de procedimentos para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais elaborado pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. O objetivo é que as diretrizes sejam adotadas nos setores do comércio, serviços e turismo para evitar o contágio do coronavírus dentro dos estabelecimentos – com destaque para a intensificação do uso de máscaras – e servir de base para que Leite reavalie a política de fechamento das atividades comerciais. O governador prometeu analisar o documento com sua equipe técnica.

O presidente da Assembleia reiterou o compromisso e o total apoio às ações de proteção à saúde da população, mas disse acreditar que o comércio pode voltar a funcionar com regras. 

Últimos Posts

Por um Rio Grande justo

Por um Rio Grande justo

No atual cenário econômico, no Brasil e no Rio Grande do Sul não há espaço para aumento de impostos. Ainda sob o efeito de uma pandemia e de decisões equivocadas que levaram ao fechamento de centenas de empresas e que colocaram sob alto risco outras tantas, travando o...

22 de abril – Descobrimento do Brasil

22 de abril – Descobrimento do Brasil

Neste 22 de abril, celebramos os 524 anos do descobrimento do Brasil!   Que Deus continue abençoando a nossa Pátria e que possamos construir um país cada vez melhor para todos os brasileiros, com saúde, prosperidade e muita paz.

Redes Sociais