FCDL Rio Grande do Sul projeta retomada consistente da contratação de temporários pelo varejo gaúcho

22 de outubro de 2021
806 Visualizações

No estado podem ser criadas entre 7 mil e 9 mil vagas para atender a demanda do final de ano

 

O último trimestre de 2021 deve resgatar uma característica marcante do varejo que foi muito afetada no ano passado em função da crise sanitária gerada pela pandemia, a contratação dos trabalhadores temporários.

 

O final de ano, tradicionalmente, é o período em que o comércio realiza a contratação de colaboradores extras para reforçar as equipes e poder atender o aumento da demanda do Natal. As vagas temporárias também podem significar a possibilidade de efetivação ao final do período. No Estado, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) prevê que entre 7 mil e 9 mil vagas temporárias de trabalho para o setor podem ser geradas, especialmente nos meses de novembro e dezembro.

 

– Por tudo que o comércio viveu em 2020, um ano totalmente atípico, a possibilidade de retomada das contratações de temporários neste 2021 traz dois aspectos muito importantes: o reaquecimento das vendas e o surgimento de novos postos de trabalho, fundamentais para amenizar o elevado índice de desemprego que o país registra atualmente – lembra o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

 

Para o dirigente, as contratações temporárias servem como alento e oportunidade para muitas pessoas. Quem procura uma recolocação no mercado pode encontrar nas vagas de final de ano uma chance de estar trabalhando, e, dependendo de alguns fatores, ser efetivado.

 

– Mesmo com o cenário de inflação elevada e juros mais altos, temos observado que as vendas estão crescendo e isso faz o lojista necessitar reforçar sua equipe. A partir do avanço da vacinação, que de certa forma afasta o cenário de novas medidas restritivas, vemos o aumento consistente da circulação de consumidores no comércio. E, neste momento, este é um fator determinante para fomentar vendas – explica Vitor Augusto Koch.

 

A expectativa da FCDL-RS é de que a maior parte dos temporários, cerca de 50%, seja contratada por lojas do segmento de vestuário, calçados e acessórios, ramo mais impactado pelas vendas de final de ano, que, costumeiramente, apresentam crescimento consistente nos meses de novembro e dezembro. Enquanto o faturamento do varejo como um todo cresce em média 34% nestes dois meses, no segmento de vestuário o faturamento costuma subir 90%.

 

Motivação

 

Geralmente, os empresários contratam entre um e dois novos colaboradores nesse período. No contexto das vagas temporárias, o tempo de contratação é relativamente curto na maioria dos casos, ficando, geralmente, em torno de três meses.

 

– Ainda assim, é importante que o trabalhador temporário esteja motivado para exercer sua atividade, uma vez que existe a possibilidade de se tornar efetivo. As funções que devem ser as mais procuradas pelos lojistas são as de vendedores, ajudantes, balconistas, recepcionistas, estoquistas e caixas – ressalta o presidente da FCDL-RS.

Para quem pretende se candidatar às vagas temporárias, a recomendação é que apresente um currículo enxuto, priorizando a escolaridade e as experiências profissionais mais relevantes para a vaga. Ter desenvoltura para lidar com o público e dedicação são essenciais. Também é importante a seriedade para quem vai encarar o trabalho temporário, pois pode vir a ser uma porta de entrada para permanecer na empresa.

 

Últimos Posts

Por um Rio Grande justo

Por um Rio Grande justo

No atual cenário econômico, no Brasil e no Rio Grande do Sul não há espaço para aumento de impostos. Ainda sob o efeito de uma pandemia e de decisões equivocadas que levaram ao fechamento de centenas de empresas e que colocaram sob alto risco outras tantas, travando o...

22 de abril – Descobrimento do Brasil

22 de abril – Descobrimento do Brasil

Neste 22 de abril, celebramos os 524 anos do descobrimento do Brasil!   Que Deus continue abençoando a nossa Pátria e que possamos construir um país cada vez melhor para todos os brasileiros, com saúde, prosperidade e muita paz.

Redes Sociais