Dicas e cuidados que sua empresa deve tomar para utilizar o Pix

8 de outubro de 2020
1349 Visualizações

FCDL-RS mostra como aderir ao novo sistema de pagamentos criado pelo Banco Central com toda segurança

 

O novo sistema de pagamentos que promete transformar a vida dos brasileiros, a partir de 16 de novembro, quando entrará em operação, o Pix deverá facilitar a maneira de fazer e receber pagamentos tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.

Criado pelo Banco Central para facilitar a maneira de fazer e receber pagamentos tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, o sistema Pix entrará em operação no dia 16 de novembro.

Pensando na utilização do sistema de pagamento com segurança a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, disponibiliza aos varejistas gaúchos algumas dicas importantes.

O Pix é uma ferramenta criada pelo Banco Central que vai permitir a realização de pagamentos e transferências de forma mais rápida, fácil e em qualquer dia ou horário através de uma chave cadastrada pelo cliente ou, também, por QR Code. O objetivo do Pix é deixar o custo dessas operações mais barato já que não tem tarifas como as cobradas em TED e DOCS para pessoa física e MEI.

Além disso, o cliente não vai precisar mais esperar por dias úteis, expediente bancário, ou mesmo aguardar durante dias que o pagamento chegue até sua conta, pois essas transações, pelo Pix, prometem ser completadas em até 10 segundos.

O Pix deverá representar para as empresas uma redução de custos com o pagamento de fornecedores, tributos e até mesmo com o salário de funcionários. O cadastramento no Pix é o mesmo tanto para pessoa física quanto jurídica.

É preciso ter uma conta transacional (de pagamento, poupança ou corrente) registrada em um prestador de serviços financeiros (banco, plataforma de pagamentos, entre outros). Para desfrutar dos pagamentos instantâneos com o Pix a empresa deve registar sua chave nos canais do banco no qual tem conta.

A chave é um código responsável por identificar a conta no sistema do banco e pode ser cadastrado o CNPJ, telefone, uma conta de e-mail ou uma sequência aleatória de números gerada pelo próprio sistema, ou seja, é por meio dela que as empresas encontrarão seus clientes, fornecedores ou funcionários e fazer um PIX para pagamento para mesmos.

O Banco Central, responsável por todos os processamentos do Pix, garante que o sistema é tão seguro quanto os já conhecidos DOC e TED, sendo mais barato e mais rápido!

Cuidados ao utilizar o Pix

– O cadastramento das chaves do Pix está sendo alvo de phishing, uma técnica de fraude online que consiste no envio de mensagens falsas com objetivo de coletar senhas de banco e informações pessoais.

– Nesse tipo de fraude é comum que golpistas criem sites com nomes parecidos, trocando uma letra de lugar, por exemplo, para enganar usuários distraídos.

– Na hora de realizar a sua transação utilizando a Chave Pix é preciso ter os cuidados que a empresa ou o cidadão sempre tiveram. Desta forma, nunca acesse acesse links encaminhados por e-mails, postagens em mídias sociais ou SMS provenientes de pessoas e órgãos estranhos. É importante desconfiar de links recebidos.

– É fundamental, também, conferir antes o endereço do site em que serão inseridos os dados. O cadastro deve ser feito no ambiente seguro da instituição bancária. Muitos e-mails de convite de pré-cadastro do PiX, podem ser uma fraude.

– Ao receber alguma mensagem de cadastro da chave do Pix com link, evite clicar automaticamente. Entre em contato com a pessoa que enviou – no caso de ser algum conhecido – ou confira se o remetente é realmente quem deveria ser. Esse link pode ter um software que irá registrar as informações da empresa ou do cidadão.

– O uso de antivírus também é importante, pois, em muitos casos, bloqueiam os domínios falsos antes mesmo deles começarem a funcionar.

– Também é importante que as empresas analisem a melhor instituição bancária para cadastrar o Pix, pois o Banco Central deixou a critério dos bancos a cobrança de taxas. Com isso iniciou-se uma disputa por chaves onde alguns bancos já anunciaram que não cobrarão nenhuma tarifa de seus clientes corporativos igualando-os a pessoa física nesse quesito, um benefício importante a se considerar para reduzir ainda mais os custos.

– Outro cuidado que s empresas precisam ter se refere a segurança com os dados de seus clientes, fornecedores e funcionários. Nesse caso é necessário integrar o Pix ao sistema interno de gestão que controla as vendas e despesas bem como organiza processos de pagamentos e cobranças.

Agora que você sabe mais sobre o Pix, uma última e importante dica da FCDL-RS: oriente-se com o gerente de sua conta bancária.

Últimos Posts

Festa do Pinhão e Expofeira movimentam Fontoura Xavier

Festa do Pinhão e Expofeira movimentam Fontoura Xavier

De sexta-feira (19/04) até domingo (21/04), Fontoura Xavier será palco da 10ª Festa do Pinhão e da 9ª Expofeira, eventos que vão agitar o município com uma intensa programação cultural e comercial. Iniciativas conjuntas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de...

CDL Encantado promove campanha em homenagem ao Dia das Mães 2024

CDL Encantado promove campanha em homenagem ao Dia das Mães 2024

Até o dia 12 de maio a CDL Encantado está realizando sua promoção alusiva ao Dia das Mães 2024. Além de homenagear as mamães, a iniciativa incentiva os consumidores a realizarem suas compras nos estabelecimentos comerciais do município, fomentando o comércio local. A...

Redes Sociais