O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, participou nesta quinta-feira (13/06), da solenidade de posse do Conselho do Plano Rio Grande – Programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul, realizada no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Na cerimônia o governador Eduardo Leite, o vice-governador e presidente do Conselho, Gabriel Souza, e o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, falaram sobre a importância dos poderes constituídos e da sociedade civil organizada trabalharem em conjunto e de forma coesa em favor da recuperação do Rio Grande do Sul, projetando, também, um estado mais fortalecido contra as ações climáticas no futuro.
A FCDL-RS é uma das entidades que atuará no Conselho do Plano RS, composto por representantes do poder público, da sociedade civil e dos atingidos pelas enchentes, tratando das demandas relacionadas às inundações e da busca por soluções para esse cenário.
O Conselho faz parte do Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro. O papel dos conselheiros é propor, avaliar e monitorar as problemáticas recebidas, além de participar das câmaras temáticas que serão criadas para análise e discussão dos assuntos indicados.