Ciclo de debates busca subsídios para fortalecer o RS

25 de outubro de 2021
727 Visualizações

Presidente da FCDL Rio Grande do Sul, Vitor Augusto Koch, participa de evento promovido pelo senador Luiz Carlos Heinze, em Porto Alegre

 

O presidente da FCDL Rio Grande do Sul, Vitor Augusto Koch, participou nesta segunda-feira (25/10), da primeira edição do #PraFazerAcontecer – Unindo Pessoas e Ideias em Favor do Rio Grande, evento promovido pelo senador gaúcho Luiz Carlos Heinze (PP), no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

O ciclo de debates realizado pelo parlamentar vai percorrer as diferentes regiões do Rio Grande do Sul para colher contribuições de especialistas, setor produtivo e sociedade civil sobre o futuro do Estado.

O evento em Porto Alegre teve como painelistas o economista-chefe do Sistema Farsul, Antôno da Luz; o superintendente regional do DNIT no RS, Hiratan Pinheiro da Silva; o CEO e fundador do Gramado Summit, Marcus Rossi; e a consultora de Educação da Confederação Nacional dos Municípios, Mariza Abreu.

Cada um dos especialistas destacou aspectos que podem ser incrementados para fazer o Rio Grande do Sul retomar seu protagonismo em nível nacional. Antônio da Luz, da Farsul, salientou que o 2021 está sendo um ano muito bom para o agronegócio e que isso reverbera nos demais segmentos da economia, como indústria, comércio e serviços. Segundo ele, é preciso seguir investindo forte no segmento para que ele siga com bom desempenho e siga impactando de forma positiva o PIB do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Já a professora Mariza Abreu apresentou indicadores que retratam o atual cenário da educação no Rio Grande do Sul, destacando que é preciso garantir educação básica com qualidade e equidade para todas as crianças e jovens gaúchos.

No seu entender, a política educacional deve ter como foco o desenvolvimento integral dos alunos, o que implica acesso, permanência e aprendizagem adequada a todos os educandos. Segundo ela, são vários os meios necessários para atingir esses fins, como recursos financeiros suficientes e bem geridos, valorização dos profissionais do magistério, gestão das redes de ensino e das escolas com critérios técnicos e participação da comunidade escolar.

Coube ao superintendente regional do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, apresentar o trabalho realizada pelo departamento no Rio Grande do Sul nos últimos anos e o que se prevê futuramente. Ele lembrou que o DNIT trabalha na implementação de dezenas de obras consideradas de extrema importância para a logística no estado.

Entre elas, estão em execução atualmente as melhorias operacionais da BR-116, entre Novo Hamburgo e Porto Alegre; a duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas; o Contorno de Pelotas; a Travessia Urbana de Santa Maria; e a construção da BR-285, entre Bom Jesus e São José dos Ausentes.

Marcus Rossi contou um pouco da sua trajetória de vida, falando sobre sua decisão de criar um evento de tecnologia e empreendedorismo em Gramado e como esse desafio de criar alternativas para a matriz econômica do município o fez enfrentar e superar grandes obstáculos. Afinal, Gramado sempre foi conhecida nacionalmente como um dos principais destinos turísticos do Brasil e não por investir em inovação e tecnologia.

Sua insistência em levar adiante o projeto já colhe bons frutos com a Gramado Summit se transformando em um dos eventos que mais gera negócios no país, reunindo grandes marcas e pequenos projetos para oportunizar conexões.

A edição de 2022, por exemplo, vai acontecer em abril do próximo ano, devendo reunir mais de 140 palestrantes e cerca de 200 expositores, em espaços de Marketing e Comunicação, Finanças e Plenária Principal.

Ao final do encontro, o senador Luiz Carlos Heinze destacou que a iniciativa busca uma discussão ampla e apartidária sobre o futuro do RS, voltado para fazer as coisas acontecerem.

Últimos Posts

Festa do Pinhão e Expofeira movimentam Fontoura Xavier

Festa do Pinhão e Expofeira movimentam Fontoura Xavier

De sexta-feira (19/04) até domingo (21/04), Fontoura Xavier será palco da 10ª Festa do Pinhão e da 9ª Expofeira, eventos que vão agitar o município com uma intensa programação cultural e comercial. Iniciativas conjuntas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de...

CDL Encantado promove campanha em homenagem ao Dia das Mães 2024

CDL Encantado promove campanha em homenagem ao Dia das Mães 2024

Até o dia 12 de maio a CDL Encantado está realizando sua promoção alusiva ao Dia das Mães 2024. Além de homenagear as mamães, a iniciativa incentiva os consumidores a realizarem suas compras nos estabelecimentos comerciais do município, fomentando o comércio local. A...

Redes Sociais