Carta Aberta ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul

26 de fevereiro de 2021
1360 Visualizações

Palavra do Presidente

 

Exmo. Sr.

Eduardo Leite

Governador do Rio Grande do Sul

 

Senhor Governador,

 

Uma das maiores vantagens da democracia é exatamente o respeito às opiniões divergentes.

 

Dentro deste conceito, mesmo o governante mais bem intencionado tem a possibilidade de ser confrontado com seus eventuais equívocos e assim evitar situações de grande dano para a sociedade.

 

Falamos isto para alertar a Vossa Excelência que o temor existente na mente de qualquer gaúcho responsável, causado pelo recente e calamitoso avanço da pandemia do Novo Coronavírus, não deve chegar ao ponto exacerbado da adoção de decisões demasiadamente autoritárias, que venham a ignorar opiniões também bem intencionadas, contudo divergentes.

 

Apelamos ao vosso bom senso, no sentido de reverter a suspensão do sistema de cogestão com os prefeitos municipais para a administração da epidemia em foco.

 

Os lojistas de todo o Rio Grande do Sul, aprenderam na prática que o distanciamento responsável – incluindo o uso de máscaras e higienização adequada – consiste na melhor das prevenções contra a contaminação.

 

A maioria das prefeituras municipais também tem este entendimento. A constatação é simples: a difusão do vírus ocorre em episódios de aglomeração e falta de proteção facial adequada.

 

O momento de calamidade pública exige que eventos de ajuntamento irresponsável de pessoas seja evitado e até reprimido por meio do poder de polícia, atribuição legal do executivo estadual.

 

As lojas, fábricas e prestadores de serviços que respeitam as regras de distanciamento e higiene não devem ser alvo de sanções de funcionamento.

 

Já foi comprovado, em meados do ano passado, que fechar o setor produtivo não detém o Coronavírus, porém, multiplica o empobrecimento dos gaúchos pelas falências, desemprego e suas decorrências na direção das várias e lamentáveis facetas da miséria humana.

 

Solicitamos, então, a sua grandeza no sentido de recuar de sua decisão equivocada – certamente influenciada pela pressão do atual momento – e devolva aos prefeitos municipais as suas atribuições de moderadores das diretrizes estaduais, de acordo com as necessidades e realidades de cada comunidade gaúcha.

 

Paralelamente ao uso das forças policiais estaduais para evitar aglomerações públicas – e eventuais privadas – e obrigar o uso de máscaras de proteção, sugerimos a Vossa Excelência. a realização de uma intensa campanha de aparelhamento dos hospitais do Rio Grande do Sul com o número de leitos de terapia intensiva necessários para fazer frente à necessidade sanitária atual.

 

Certamente empresas e entidades gaúchas estarão dispostas a colaborar voluntariamente neste sentido.

 

Permanecemos, como sempre, a sua disposição para ajudar nas melhores soluções à felicidade e prosperidade dos gaúchos.

 

Vitor Augusto Koch

Presidente da FCDL-RS

Últimos Posts

26 de março – 252 anos de Porto Alegre

26 de março – 252 anos de Porto Alegre

Neste 26 de março a Capital de todos os gaúchos está em festa! Porto Alegre celebra seus 252 anos como um cidade inovadora, moderna e que cultua seu passado de glórias e suas mais caras tradições. Em POA temos o Guaíba, o pôr do sol mais lindo do mundo, o GreNal, uma...

Redes Sociais