Em vigência no modelo de adesão automática desde de julho de 2019, o Cadastro Positivo completa três anos comprovando os benefícios previstos em sua implementação, principalmente em relação à democratização do crédito e inclusão financeira dos brasileiros.
De acordo com dados da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), entidade que reúne os birôs de crédito gestores do banco de dados do Cadastro Positivo, mais de 140 milhões de cadastros de pessoas físicas e jurídicas integram o banco de dados atualmente. Esse dado equivale a 79% da população brasileira. São Paulo (75%), Rio de Janeiro (72%) e Distrito Federal (71%) encabeçam a lista dos estados com maior participação na base de informações.
A implantação do Cadastro Positivo ocorre em etapas. As duas etapas iniciais e já concluídas se referem ao recebimento de dados dos clientes das instituições financeiras e das operadoras de telecomunicações. As próximas etapas, já iniciadas, referem-se ao envio de dados pelas concessionárias de energia elétrica, de saneamento e de gás encanado.
Um dos indicadores de democratização do acesso ao crédito com o Cadastro Positivo foi a inclusão de mais de 12,5 milhões de consumidores e empresas na base de dados, a partir do recebimento de informações do setor de telecomunicações. Segundo Elias Sfeir, presidente da ANBC, esse resultado revela que estas 12,5 mi de pessoas físicas e jurídicas, que não constavam na base de dados inicial e, portanto, estavam “invisíveis” ao sistema de crédito, foram incluídas financeiramente.
Dados do relatório do Banco Central com análise dos resultados de dois anos de operação do Cadastro Positivo apontaram para o aumento ou manutenção da nota de crédito de 74% das pessoas físicas e 80% para pessoas jurídicas, além de reduzir em 10,4% a taxa de juros cobrada no crédito pessoal (excluindo consignado), proporcionando acesso e melhores condições de crédito.
“O Cadastro Positivo, pelos benefícios até o momento identificados, se consolidou como um direito do consumidor. Uma confirmação disso é que sete em cada dez consumidores afirmaram ter percepção positiva sobre o Cadastro Positivo”, disse o presidente da ANBC no evento de comemoração, realizado no dia 3 de agosto em Brasília, dos três anos do modelo de adesão automática do Cadastro Positivo.
A iniciativa já beneficiou 22,1 milhões de brasileiros com acesso ao crédito, registrando penetração média nacional de 79% junto à população economicamente ativa. Esse número tende a aumentar na medida em que novos setores, como energia, saneamento e gás, com potencial de quase 140 milhões de entrantes, completarem o envio das informações dos seus clientes para o banco de dados do Cadastro Positivo.
Ainda de acordo com os dados apresentados na solenidade, 94% das empresas de grande porte estão no Cadastro Positivo. Já os índices referentes às de médio e pequeno porte são 62% e 65% respectivamente. Entre as microempresas, o índice corresponde a 42% e, para MEIs, 13%.