Aumente suas vendas de forma segura neste fim de ano

17 de dezembro de 2021
722 Visualizações

Entenda como proteger sua empresa durante as vendas deste fim de ano

 

Você sabia que a inadimplência é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas? Em 2021, o endividamento das famílias brasileiras atingiu o maior patamar dos últimos 12 anos. Mais de 12 milhões de famílias possuem dívidas no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal ou prestação de carro e de casa

Segundo os especialistas, o efeito imediato desse crescimento do número de pessoas endividadas, é o aumento na procura por crédito, apontado como a forma mais eficiente para que o consumidor consiga recompor seu poder de compra. Isso evidencia a necessidade de uma estratégia eficaz e de um bom serviço de avaliação de crédito, com métodos e tecnologias de ponta, por parte de varejistas e empresas de bens e serviços, para minimizar o risco de inadimplência.

Diante do endividamento recorde dos consumidores, as empresas devem rever suas estratégias para evitar inadimplência. A melhor e mais segura ferramenta para enfrentar o endividamento é a análise de crédito. Com o uso correto desse instrumento, é possível tomar decisões que acarretam riscos menores e, conseqüentemente, reduzem os prejuízos para as empresas.

Por isso, aperfeiçoar a análise de crédito da sua empresa é o primeiro passo para realizar empréstimos mais seguros e diminuir o número de devedores. Com o Cadastro Positivo, esse processo tornou-se mais completo e justo. Sancionada em 2019, a lei prevê mais de 22 milhões de brasileiros no mercado de crédito. Com a inclusão automática de pessoas físicas e jurídicas no cadastro, é possível ter acesso à nota de crédito de possíveis clientes.

Isso é possível porque o Cadastro Positivo oferece informações precisas sobre a probabilidade de pagamento do consumidor. Quanto mais informação a empresa tem para conhecer de verdade o seu cliente, maior segurança ela tem também para vender a prazo, parcelado, no cheque, com boleto, crediário ou cartão próprio, ajudando assim a diminuir os riscos de inadimplência que o consumidor pode oferecer.

A partir dos dados de mais de 100 milhões de pessoas físicas, 40 milhões de pessoas jurídicas e bilhões de transações, desenvolvemos mais de 1.000 atributos compartilhados por diversas fontes. Esses dados são atualizados diariamente. Abaixo os tipos de informações analisadas e fontes dos dados:

Tipos de informações analisadas

Financiamentos;
Empréstimo;
Consórcio;
Cheque Especial;
Cartão de Crédito;
Período do contrato;
Quantidade de contratos;
Tipos de produtos contratados;
Período negativado;
Quantidade de negativações;
Atrasos vigentes;
Histórico de atrasos.

Origem dos dados positivos:

• Bancos;
• Instituições financeiras;
• Empresas de telefonia;
• Empresas de energia elétrica;
• Empresas de distribuição de água;
• Empresas de distribuição de gás;
• Empresas de varejo;
• Empresas de atacado;
• Fintechs;
• Empresas de cartão de crédito;
• Empresas que concedem empréstimo.

Refinar as avaliações, minimizar os riscos e garantir dívidas pagas são processos importantes que devem ser realizados com excelência. Pensando nisso, desenhamos quatro dicas para ajudar você a melhorar a análise de crédito da sua empresa. Vamos começar?

DEFINA A MELHOR POLÍTICA DE ANÁLISE DE CRÉDITO DA SUA EMPRESA

A política de crédito é um conjunto de normas e critérios que as empresas usam para avaliar e aprovar ou negar créditos a seus clientes, ou seja: as empresas a utilizam para tornar viável a venda a crédito. O recurso é essencial para a segurança financeira da empresa e assegurar que todas as estratégias estejam alinhadas. Uma política de crédito pode ser tão simples quanto não vender a prazo para clientes que tenham score (nota de crédito) menor que 750, por exemplo. Com o tempo é possível aprender se há necessidade de baixar o nível de exigência para vender a crédito para um cliente, ou ser mais conservador e subir a nota mínima para vender.

Essa concessão de crédito impacta diretamente na entrada de recursos do seu negócio, por isso, é importante que a política de crédito esteja alinhada ao perfil do seu negócio. Esse direcionamento muda de uma empresa para outra, e isso acontece porque as necessidades, os critérios de avaliação e o público diferem.

O seu sistema de concessão pode ser individualizado e personalizado, mas com uma política de análise de crédito estruturada você terá parâmetros a seguir na hora de realizar uma avaliação. Definir os melhores critérios é uma ação fundamental para minimizar os prejuízos e respeitar o porte do seu negócio. Entenda o que a sua empresa precisa, respeite os limites a serem oferecidos ao cliente e garanta uma maior rentabilidade com o uso consciente do Cadastro Positivo.

ESTABELEÇA LIMITES E MONITORE AS REGRAS DA SUA POLÍTICA DE CRÉDITO

Estabelecer um limite para a concessão de crédito também é um fator fundamental para respeitar a entrada de recursos da sua empresa. Você precisa (e deve) entender o perfil e o histórico dos seus clientes para minimizar as chances de dívidas não pagas. A ideia é personalizar esse atendimento, e estabelecer proporcionalmente a capacidade de pagamento de cada negócio. Esta definição também pode auxiliar na gestão de pré-aprovado. Leve em consideração os seguintes critérios:

O perfil dos clientes;
O volume de vendas;
Os prazos de pagamentos;
Os valores finais

Não se esqueça de monitorar cada processo e conferir as contas que você deve receber. Com todas as informações, fica mais fácil acompanhar os contratos vencidos e, conseqüentemente, entrar em contato com os seus clientes.

Também é importante avaliar a eficácia da política de crédito estabelecida inicialmente, afinal o objetivo do monitoramento é fazer a manutenção da rentabilidade da companhia. Adeque os pontos negativos e reforce os pontos positivos de cada processo. É sempre hora de otimizar os acordos!

CONHEÇA O PERFIL DO SEU CLIENTE COM AJUDA DA TECNOLOGIA

Na hora de realizar a análise de crédito, a quantidade de informações e alto volume de negócios podem dificultar a principal etapa do sistema.

Para evitar erros e agilizar a análise, a Quod desenvolveu um produto com tecnologia de ponta aliada à inteligência de dados. Além de otimizar o tempo, a solução de Análise de Crédito da Quod oferece um olhar completo sobre os clientes.

As faixas de score da Quod também te ajudam nesse processo, uma vez que elas apresentam o resultado dos hábitos de pagamento e relacionamento do cidadão com o mercado de crédito. Cada usuário é pontuado de acordo com a análise de uma série de fatores como, por exemplo, os pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados.

Essa pontuação ajuda a fazer a classificação do cliente, aqui na Quod vai de trezentos a mil pontos. Da só uma olhada:

De 300 a 600 pontos o risco de inadimplência é alto;;
De 601 a 800 pontos o risco é considerado médio;
A partir de 801 pontos consideramos baixas as chances de inadimplência

Na FCDL-RS e Quod, combinamos dados completos do Cadastro Positivo com tecnologia avançada, o que permite análises mais inteligentes e alta capacidade de customização. O nosso principal propósito é atender melhor às necessidades específicas da sua empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte.

Os benefícios são diversos:

  • Com o Quod Consulta PF, é possível realizar análises com os dados do Cadastro Positivo e ir além da negativação. Com base nas contas pagas em dia de alguns anos, é possível dizer se a pessoa é ou não uma boa pagadora. Na verdade, com estes dados a análise fica muito superior à negativação.

 

  • Quod Scorejá está incluso no Quod Consulta PF, ele vem com notas explicativas que te ajudam a entender qual a probabilidade de um consumidor pagar seus compromissos financeiros nos próximos 6 meses. Ah, você também pode utilizar esse produto separadamente e de forma customizada de acordo com a necessidade do seu negócio. É um processo que pode ser realizado pela sua empresa ou internamente na quod, que analisa o seu processo de avaliação e risco para co-criar de forma conjunta. O score da Quod é atualizado em real time via API ou Batch. Com a customização de modelos, a análise de risco é mais direcionada e a sua empresa pode ter uma performance ainda maior.

 

Já o Quod Atributos permite o acesso a variáveis pré-calculadas para utilização em modelos proprietários de crédito. Esse produto é indicado para empresas de grande porte!

É fato: você precisa conhecer o perfil de cada cliente. Sem uma análise, a sua avaliação pode ser injusta e insuficiente para gerar negócios mais seguros e rentáveis. No nosso post sobre os principais passos para análise de crédito, você confere como fazer uma avalição mais eficaz para evitar possíveis fraudes.

APROVEITE AS OPORTUNIDADES DO CADASTRO POSITIVO

Com o Cadastro Positivo, todas as empresas podem fazer uma análise mais apurada do histórico de clientes. Por ter mais informações disponíveis, há a possibilidade de uma concessão de crédito mais segura.

Mais que isso: existe a oportunidade de reativar clientes e oferecer novas soluções, uma vez que é possível trazer de volta bons pagadores que estavam negativados por situações pontuais. Com mais segurança e novas condições de concessão de crédito, você aumenta seu poder de negociação com os seus consumidores, diminui a inadimplência e faz o uso consciente das informações disponíveis para análise.

Segundo o Banco Mundial e o Valor Econômico, as previsões do uso do Cadastro Positivo no Brasil são as melhores:

Redução de inadimplência em 48%;
Aumento do saldo de crédito de 74% até 66% do PIB

Faça uma análise que possa aumentar a rentabilidade da sua empresa, qualificar melhor os seus clientes e minimizar os seus riscos.

Últimos Posts

Festa do Pinhão e Expofeira movimentam Fontoura Xavier

Festa do Pinhão e Expofeira movimentam Fontoura Xavier

De sexta-feira (19/04) até domingo (21/04), Fontoura Xavier será palco da 10ª Festa do Pinhão e da 9ª Expofeira, eventos que vão agitar o município com uma intensa programação cultural e comercial. Iniciativas conjuntas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de...

Redes Sociais