Acesso facilitado a linha de crédito para os pequenos negócios através do CredMEI

11 de maio de 2021
859 Visualizações

Ferramenta do governo federal permite busca mais acessível a produtos e serviços financeiros

 

Criado pelo Ministério da Economia em março de 2020 o Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios (CredMEI/CredMPE), busca simplificar para os microempreendedores individuais e às micro e pequenas empresas a solicitação de abertura de uma conta no banco ou uma linha de crédito. Isso pode ser feito por meio do Portal do Empreendedor do governo federal a produtos e serviços financeiros.

 

O CredMEI-CredMPE tem o objetivo de conectar os MEIs e as MPEs a instituições financeiras que ofereçam produtos e serviços financeiros que possibilitam facilidades para a compra de material, expansão, pagamento de fornecedores e outras necessidades para o crescimento dos empreendedores.

 

O programa também inclui a aquisição de máquinas de cartão de crédito e débito, para que o microempreendedor individual ou a micro e pequena empresa facilitem o pagamento pelos seus produtos ou serviços. Isso permite que o empreendedor receba os valores das vendas de uma só vez por meio da antecipação de recebíveis.

 

Para ter acesso ao crédito, o MEI ou a MPE deverá se inscrever no site https://credmei.portaldoempreendedor.gov.br/ e selecionar as opções de serviços que lhe interessam. O programa fará a conexão com as instituições parceiras que os oferecem. Assim, o empreendedor poderá escolher aquela para a qual deseja enviar uma proposta.

 

A proposta será avaliada, assim como o perfil da empresa, pela instituição financeira parceira, que dará um retorno para o MEI ou para a MPE por meio do portal do CredMEI.

 

Desde a sua criação, a ferramenta recebeu mais de 600 mil solicitações de produtos e serviços financeiros. Os produtos mais pedidos são capital de giro para ampliar o negócio ou comprar máquinas e equipamentos, abertura de conta corrente e contratação de maquininha de cartão.

Podem aderir ao CredMEI-CredMPE os microempreendedores individuais e as micro e pequenas empresas que estiverem com as suas obrigações em dia.

No caso do MEI, isso inclui o pagamento da contribuição mensal por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e da Declaração de Rendimentos junto à Receita Federal.

 

Vale lembrar que o Brasil possui, atualmente, mais de 12 milhões de microempreendedores individuais formalizados, segundo o Ministério da Economia. Juntos, MEIs e MPEs representam 99% dos negócios brasileiros, respondem por 30% da produção nacional e são responsáveis por 55% dos empregos gerados no país.

 

O que o CredMEI-CredMPE oferece:

 

O CredMEI-CredMPE oferece ao empreendedor diversos serviços financeiros, incluindo:

 

– antecipação de recebíveis, para receber os valores das vendas feitas a prazo mais rápido;

 

– máquinas de débito e crédito, para facilitar a venda de produtos ou prestação de serviços;

 

– conta corrente de Pessoa Jurídica, em que é possível movimentar o dinheiro do negócio;

 

– crédito para comprar máquinas, equipamentos, móveis ou utensílios de produção;

 

– crédito para comprar mercadorias, insumos ou matérias-primas;

 

– investimentos (poupança, CDB, fundos, previdência etc);

 

– crédito para comprar veículos (carro, moto etc);

 

– seguros para proteger o negócio ou a família;

 

–  cartão de crédito ou débito empresarial;

 

–  soluções de apoio à gestão financeira;

 

–  crédito para ampliar o negócio;

 

–  cobrança bancária.

Últimos Posts

Por um Rio Grande justo

Por um Rio Grande justo

No atual cenário econômico, no Brasil e no Rio Grande do Sul não há espaço para aumento de impostos. Ainda sob o efeito de uma pandemia e de decisões equivocadas que levaram ao fechamento de centenas de empresas e que colocaram sob alto risco outras tantas, travando o...

22 de abril – Descobrimento do Brasil

22 de abril – Descobrimento do Brasil

Neste 22 de abril, celebramos os 524 anos do descobrimento do Brasil!   Que Deus continue abençoando a nossa Pátria e que possamos construir um país cada vez melhor para todos os brasileiros, com saúde, prosperidade e muita paz.

Redes Sociais