A importância da procuração eletrônica com a certificação digital

22 de maio de 2020
220 Visualizações

Emitir procuração traz muitos benefícios para PFs e PJs. Mas para fazer isso, é preciso ter o certificado digital

 Uma das maiores inovações em uso pela Receita Federal é a certificação digital. Nos dias atuais, é possível fazer, além da utilização do CPF e do CNPJ para acessar e enviar informações no site da RF, a emissão de procuração eletrônica com certificado digital.

Para poder fazer a procuração eletrônica é necessário que tanto a pessoa física quanto a pessoa jurídica possuam o certificado digital. É um instrumento que facilita a vida de pessoas físicas e, principalmente, dos donos de empresas. Com a procuração eletrônica, o representante poderá realizar atividades como: fechar acordos; assinar documentos; representar a empresa diante dos órgãos públicos; fazer contratações.

Alguns pontos precisam ser considerados em relação à procuração eletrônica. Ela pode ser usada somente para os serviços específicos que foram discriminados pelo emitente no momento do cadastramento, sendo peculiar a cada serviço autorizado. Também é estabelecida de um outorgante para um outorgado, sendo que em relação a empresas, a procuração serve também para suas filiais.

Confira no infográfico abaixo, como fazer a procuração eletrônica com certificado digital para o Portal e-CAC

Veja, agora, as etapas para consultar a procuração eletrônica cadastrada e sua vigência:

Últimos Posts

Redes Sociais