A importância da procuração eletrônica com a certificação digital

22 de maio de 2020
1290 Visualizações

Emitir procuração traz muitos benefícios para PFs e PJs. Mas para fazer isso, é preciso ter o certificado digital

 Uma das maiores inovações em uso pela Receita Federal é a certificação digital. Nos dias atuais, é possível fazer, além da utilização do CPF e do CNPJ para acessar e enviar informações no site da RF, a emissão de procuração eletrônica com certificado digital.

Para poder fazer a procuração eletrônica é necessário que tanto a pessoa física quanto a pessoa jurídica possuam o certificado digital. É um instrumento que facilita a vida de pessoas físicas e, principalmente, dos donos de empresas. Com a procuração eletrônica, o representante poderá realizar atividades como: fechar acordos; assinar documentos; representar a empresa diante dos órgãos públicos; fazer contratações.

Alguns pontos precisam ser considerados em relação à procuração eletrônica. Ela pode ser usada somente para os serviços específicos que foram discriminados pelo emitente no momento do cadastramento, sendo peculiar a cada serviço autorizado. Também é estabelecida de um outorgante para um outorgado, sendo que em relação a empresas, a procuração serve também para suas filiais.

Confira no infográfico abaixo, como fazer a procuração eletrônica com certificado digital para o Portal e-CAC

Veja, agora, as etapas para consultar a procuração eletrônica cadastrada e sua vigência:

Últimos Posts

Por um Rio Grande justo

Por um Rio Grande justo

No atual cenário econômico, no Brasil e no Rio Grande do Sul não há espaço para aumento de impostos. Ainda sob o efeito de uma pandemia e de decisões equivocadas que levaram ao fechamento de centenas de empresas e que colocaram sob alto risco outras tantas, travando o...

22 de abril – Descobrimento do Brasil

22 de abril – Descobrimento do Brasil

Neste 22 de abril, celebramos os 524 anos do descobrimento do Brasil!   Que Deus continue abençoando a nossa Pátria e que possamos construir um país cada vez melhor para todos os brasileiros, com saúde, prosperidade e muita paz.

Redes Sociais