A força das mulheres promovendo o crescimento do varejo gaúcho

2 de março de 2020
1540 Visualizações

28 CDLs do Rio Grande do Sul são comandadas por representantes do sexo feminino com garra, determinação e muita sabedoria

 

São 28 mulheres enfrentando um grande desafio: presidir uma Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) no Rio Grande do Sul. Com garra, determinação, sabedoria e muita força de vontade, elas mostram o quanto a força feminina ajuda a promover o desenvolvimento do varejo em suas cidades.

Além da dedicação à família e ao meio empresarial, dirigindo suas empresas, comandar os rumos das entidades que presidem é mais uma empreitada em um dia a dia extremamente atarefado.

Presidente da CDL Arroio do Meio, a empresária Leonísia Kunzler destaca que desde o início de sua gestão, em 2018, tem buscado trabalhar a questão da qualificação não apenas da entidade, mas do varejo do município como um todo.

– A qualificação profissional, a excelência no atendimento, a busca constante de conhecimento, são itens imprescindíveis para a diferenciação da empresa e a manutenção de seus colaboradores. A CDL Arroio do Meio disponibiliza cursos, palestras, consultorias em gestão e qualificação profissional por entender que são áreas essenciais para o desenvolvimento e permanência dos negócios – ressalta Leonísia.

Um nome referencial no Movimento Lojista gaúcho, a empresária Maria Emma Mendes Lippolis, comanda os rumos da CDL Jaguarão há 11 anos. Ela atua no varejo desde os 12 anos de idade e, trabalhando a vida inteira no comércio, conseguiu ocupar um espaço onde os homens geralmente tinham a preferência para atuarem como gestores.

– Meu trabalho como presidente da CDL Jaguarão mostra que nós, mulheres, temos totais condições de estar à frente de uma entidade varejista. Me dediquei muito a questão do projeto das fronteiras gêmeas, lutei pela implantação dos free shops nas cidades fronteiriças do Rio Grande do Sul e tenho muito orgulho destas conquistas – avalia Maria Emma.
Também na fronteira gaúcha atua a presidente da CDL Itaqui, empresária Verônica Marques, que está no cargo desde junho de 2019. Primeira mulher a presidir a tradicional entidade, ela se destaca por sua competência e comprometimento com a melhora do comércio varejista do município. Formada em pedagogia, optou por atuar no ramo empresarial há quase dez anos.

– A minha gestão conta com o apoio irrestrito de diretores qualificados e parceiros do trabalho que realizamos. Unidos e comprometidos promovemos o envolvimento comunitário e a ampliação dos benefícios oferecidos aos nossos associados – fala Verônica Marques.

– É muito gratificante observamos a presença forte das mulheres no Movimento Lojista gaúcho. Elas exercem suas tarefas de maneira muito eficiente em seus empreendimentos e, ainda, conseguem conciliar isso com a vida familiar. São merecedoras de todos os elogios e aplausos de nossa parte – registra o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Presidente da CDL Jaguarão há oito anos, Maria Emma Mendes Lippolis tem 72 e trabalha no varejo desde os doze anos. A empreendedora relata que o machismo sempre existiu, mas que sempre demonstrou sua capacidade trabalhando e demonstrando que é tão profissional quanto qualquer homem.

As 28 entidades afiiadas à FCDL-RS comandadas por mulheres e suas respectivas presidentes são as seguintes:

Ametista do Sul – Andreia Cristina Sganzerla;

Anta Gorda – Amanda Casagrande;

Arroio do Meio – Leonísia Kunzler;

Arvorezinha – Ana Ligia Lasta Pinto;

Barra do Ribeiro – Vera Lucia Marques Nogueira;

Barros Cassal – Rosemara Alice Faqui;

Bossoroca – Flávia Wesz Nascimento;

Cambará do Sul – Rosileia Vieira;

Campinas do Sul – Priscila Battisti;

Carlos Barbosa – Mariza Versteg Dalmas;

Cruz Alta – Suzana Dornelles Batista;

Erechim – Rosangela Spiazzi Truylia;

Erval Grande – Terezinha Fátima Zanoni;

Guaporé – Gladis Bosio Zanette;

Ilópolis – Luzia Tomasini Carlesso;

Itaqui – Verônica Marques Assumpção;

Jaguarão – Maria Emma Mendes Líppolis;

Nova Araça – Jussara Frasson Sotili;

Nova Hartz – Tatiane Pietrobelli Pereira;

Paim Filho – Terezinha de Paula Pereira;

Planalto – Clecir Antonia Russi;

Redentora – Loiva Duarte Signore;

Rolante/Riozinho – Carla Daiana Lindol Schonardie;

São Marcos – Marta Ballardin Miotto;

São Sebastião do Caí – Renata Schaffer;

Sapiranga – Clarice Teresinha Strassburger;

Vale Real – Graciele Feltes;

Vila Flores – Neide Camera Costella

Últimos Posts

15 de outubro – Dia do Professor

15 de outubro – Dia do Professor

Compartilhar o saber é mudar a história de quem aprende. É transformar para melhor a vida das pessoas.   Neste 15 de outubro agradecemos aos professores por sua dedicação à arte de ensinar. Com seu conhecimento, vocês são os verdadeiros arquitetos do futuro!...

AES Sertanense promove nova edição da Campanha Sertão Premiado

AES Sertanense promove nova edição da Campanha Sertão Premiado

Já está a todo vapor mais uma iniciativa de sucesso da Associação Empresarial Sertananse do Comércio Industria Agronegócios e Serviços de Sertão (AES), em parceria com a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Sicredi.   Lançada no último dia 07 de outubro,...

Redes Sociais