Veraneio 2023 deve incrementar vendas no litoral gaúcho

3 de janeiro de 2023
454 Visualizações

Expectativa da FCDL-RS é que o aumento da atividade turística nas praias do estado possa fazer o consumo crescer até 15% em janeiro e fevereiro, na comparação com igual período de 2022

 

 

A temporada de verão que recém começou deve ser de grande movimento no litoral gaúcho, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro, quando acontece o Carnaval 2023. Com um cenário de maior controle da pandemia e a expectativa do incremento do turismo interno, os lojistas das cidades litorâneas podem esperar uma forte presença de consumidores e aumentarem suas vendas.

 

 

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS estima que as vendas do comércio no litoral gaúcho sejam ampliadas de forma consistente no veraneio 2023, podendo ter um crescimento de até 15% na comparação com o mesmo período de 2022, quando ainda existiam restrições à circulação dos veranistas.

 

 

– Existem fatores que devem estimular viagens internas pelas nossas praias. Um deles é a alta do dólar, que freia o turismo externo e acaba levando mais veranistas ao nosso litoral. As projeções de hotéis lotados, de dias quentes e propícios a estar na praia devem contribuir para que os gaúchos se voltem mais ao consumo nesse período. Por isso, é importante que os lojistas estejam preparados para dar conta de uma demanda crescente – avalia o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

 

 

O dirigente lembra que bares, restaurantes, supermercados e lojas com vestuário leve, acessórios, calçados e produtos farmacêuticos devem concentrar a maior procura de parte dos consumidores. Ainda assim, mesmo os estabelecimentos que comercializam bens de maior valor agregado podem ter suas vendas ampliadas nesse período quando a população litorânea quase triplica.

 

 

– A perspectiva de muitas pessoas passando suas férias no nosso litoral, com picos de movimento aos finais de semana é grande. Depois de 3 anos de restrições, existe a vontade de sair, de visitar as praias e aproveitar alguns dias de descanso. Viajar para outros destinos no Brasil e no exterior está caro e isso, certamente, vai intensificar o turismo local – lembra Vitor Augusto Koch.

 

 

Outro aspecto que o veraneio gaúcho favorece é o crescimento da procura por mão-de-obra. Com a expectativa de incremento das vendas, os comerciantes projetam contratar mais trabalhadores temporários, buscando ampliar suas equipes, algo que não aconteceu em 2022.

 

 

– Como o quadro de empregados de muitas empresas está reduzido, resultado ainda da pandemia, existe espaço para a contratação de colaboradores temporários, que podem vir a ser efetivados após esse período. O momento no litoral é de busca por trabalhadores temporários – conclui Vitor Augusto Koch.

Últimos Posts

12 de junho – Dia dos Namorados

12 de junho – Dia dos Namorados

12 de junho é dia de muita paixão, de romance, de carinho e de cumplicidade para todos os namorados. Hoje, definitivamente o amor está no ar! Feliz Dia dos Namorados!

Redes Sociais