Presidente Vitor Augusto Koch confia em reação positiva do comércio neste semestre

6 de agosto de 2021
866 Visualizações

Convidado da 24a edição do LIDE Live, dirigente falou sobre a boa expectativa dos lojistas para os próximos meses

 

Convidado da 24ª edição do LIDE Live na quinta-feira (05/08) o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, Vitor Koch, disse estar confiante em uma reação positiva do varejo neste segundo semestre. As tradicionais datas comemorativas e o incremento do poder de compra do consumidor, facilitado pelo auxilio emergencial e a antecipação do 13º salário, são os principais motivos para esta percepção. Somente em relação ao Dia dos Pais, a expectativa é de um aumento de 4% em comparação com a mesma data em 2019 e de 30% em relação a igual período de 2020.

 

Durante a transmissão on-line, promovida pelo LIDE Rio Grande do Sul, o presidente da FCDL-RS observou que o mercado já se prepara para uma retomada significativa.

 

– Datas como o Dia dos Pais são sempre rentáveis aos negócios. O consumo se torna ainda maior este ano, pois coincide com períodos de frio bastante intenso, gerando uma demanda maior por produtos de valor agregado – avaliou Vitor Augusto Koch.

 

O presidente da FCDL-RS falou, também, sobre as mudanças de hábitos do mercado, crescimento das compras pela Internet e a falta de capacidade de investimento para os pequenos comerciantes se manterem competitivos, durante os meses de pandemia da Covid-19.

 

-Milhares de empresas fecharam com o cerceamento de atividades no comércio, mas houve uma readequação. Tomamos atitudes céleres para continuar trabalhando e com isto foram surgindo soluções – lembrou o presidente da FCDL-RS.

 

Ele trouxe como exemplo os cursos para qualificação dirigidos a cada setor do varejo com o objetivo de dar aos pequenos comerciantes a oportunidade de reiniciar seus negócios, com gestão mais eficiente e conhecimento do mercado.

 

A FCDL-RS, ao longo do período de restrições imposto ao comércio, vem se posicionando e atuando na interlocução com o poder público, judiciários, secretarias e prefeitura. Ao lado de outras entidades como o LIDE RS vem exercendo seu papel de lutar pela retomada econômica. O presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez, fez questão de ressaltar esta união de interesses em torno da volta imediata das atividades tornadas possíveis com a vacinação.

 

Para alavancar mais negócios, Vitor Augusto Koch referiu a missão que deverá ir a Israel, em janeiro, para conhecer tecnologias ligadas ao comércio e também para buscar possíveis parcerias. Na sua avaliação, as missões internacionais podem trazer resultados positivos imediatos, além de poderem ser adaptadas como modelos muito bem-sucedidos de negócios.

 

Texto com a colaboração da jornalista Jane Castro – Assessora de Comunicação do LIDE RS

 

Últimos Posts

Redes Sociais