Palavra do Presidente
O ano de 2020 foi totalmente atípico. Em março, passamos a enfrentar uma pandemia que nos obrigou a viver de maneira completamente diferente do que vivíamos até então. Frutos desta mudança, vieram restrições nunca vistas e que levaram os lojistas a terem sua liberdade de trabalho cerceada por um longo período.
Planos, projetos e expectativas tiveram que ser refeitos. Muitos sonhos foram impedidos de ser concretizados e muitas trajetórias empresariais foram interrompidas para sempre. Ainda assim, usamos de nossa resiliência, habilidades e força de vontade para seguir em frente.
Ao longo de todo 2020, a FCDL-RS combateu o bom combate para manter a nossa liberdade de trabalhar e apoiou os lojistas do Rio Grande do Sul no momento mais difícil que enfrentamos nos últimos anos. Foram inúmeras iniciativas junto às autoridades governamentais do Estado e dos municípios buscando não apenas garantir o sagrado direito ao trabalho como também, evitar que o aumento da já elevada carga tributária gaúcha inviabiliza-se ainda mais os negócios.
O povo gaúcho não suporta mais pagar a elevada carga tributária.
A FCDL-RS, sabedora das necessidades da sociedade, se posicionou de forma contrária a todas as tentativas de aumentar os tributos no Rio Grande do Sul.
Ao mesmo tempo, procuramos demonstrar a importância de cada lojista seguir os protocolos de saúde determinados pelas autoridades sanitárias, a fim de garantir a plena segurança de colaboradores e clientes.
Desta forma, empresários conseguiram chegar ao final do ano com as portas abertas e, mesmo com restrições, podermos exercer a nossa atividade.
A FCDL-RS atuou de forma intensa para garantir que muitas empresas seguissem existindo e que os empregos fossem preservados.
Não faltaram dedicação e trabalho para que isso fosse conquistado. O apoio que os líderes cedelistas do Rio Grande do Sul ofertaram, através das diversas ações que promoveram em seus municípios, foi fundamental para mantermos o maior número possível de empreendimentos varejistas operando.
Para 2021, o lema da FCDL-RS é: Ordem, Progresso e Paz. Que seja a trilha para podermos reconstruir o nosso varejo, tão importante para a economia gaúcha e tão desvalorizado neste ano que termina.
Temos a certeza de que os dirigentes comprometidos com esses ideais estarão lado a lado, mostrando a força do Movimento Lojista do Rio Grande do Sul.
Cresce a importância da FCDL-RS e das CDLs neste momento em que precisamos estar juntos para superar os novos desafios que teremos pela frente.
Sigamos, então, mobilizados e motivados para vencer.
Um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO E FELIZ 2021.
Um Forte Abraço!
Vitor Augusto Koch
Presidente da FCDL-RS