Estratégia ajuda a girar o estoque e pode reforçar o caixa dos estabelecimentos
Os primeiros dias de janeiro marcam, na maior parte do Brasil, o início do período de liquidações do comércio varejista. Esta estratégia permite ao comércio liquidar os estoques remanescentes do final do ano e, também, pode gerar vendas mais consistentes em um período que se caracteriza por menor consumo, especialmente nas cidades onde as férias acabam reduzindo o número de clientes nas lojas.
– Os dois primeiros meses do ano, geralmente, apresentam números mais tímidos de vendas, pois grande parte da renda familiar disponível é direcionada a outros compromissos financeiros típicos do período, como IPTU, IPVA, despesas escolares, entre outros. Desta forma, os preços atrativos são uma forma dos lojistas animarem os consumidores a comprar – ressalta o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
O dirigente lembra, ainda, que as ações promocionais ajudam o comerciante a girar seu estoque, ajustando os níveis de produtos à disposição, além de reforçar o caixa do estabelecimento.
– Um detalhe importante para os lojistas ficarem atentos é que os consumidores que tem a intenção de realizar compras estão naturalmente mais criteriosos na escolha dos produtos. Assim, o comerciante que ofertar descontos percebíveis e personalizar o atendimento, promovendo uma experiência de compra positiva aos seus clientes terá maiores possibilidades de realizar vendas consistentes – destaca Vitor Augusto Koch.
A prática de liquidações nos primeiros meses tem proporcionado um incremento da participação de janeiro e fevereiro – tradicionalmente os meses de menor movimento nas lojas – nas vendas totais do ano. Até 2013, os dois meses representavam cerca de 14% do volume comercializado pelo varejo no Rio Grande do Sul. Em 2021, o índice subiu para quase 18%.