Foliões animados devem garantir incremento das vendas do comércio em fevereiro

24 de janeiro de 2024
192 Visualizações

Além do aumento da comercialização de produtos o Carnaval 2024 pode favorecer a geração de novos postos de trabalho

Faltando poucos dias para o Carnaval 2024 é grande a expectativa dos lojistas gaúchos pela presença dos foliões nas lojas em busca dos itens que usarão para curtir a festa deste ano.

 

Em função da folia que acontece nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS vê boas perspectivas de aumento das vendas do comércio estadual no próximo mês. São muitas as lojas que já estão vivendo o clima carnavalesco, se preparando adequadamente para atender a demanda que deve ser intensa nos dias que antecedem a maior festa brasileira.

 

O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, lembra que o Carnaval é um dos períodos que movimenta bastante a economia do país e do estado, com impacto sobre diversos setores. Para o comércio, em especial, as vendas de roupas, calçados e acessórios devem ganhar um bom impulso.

 

– Neste ano, prevemos que a busca de peças de vestuário deve crescer bastante, pois a maioria dos foliões quer vestir algo confortável para brincar no Carnaval. Esse é um novo cenário que se apresenta para o comércio. O Carnaval sempre teve grande influência no incremento das vendas no período de sua realização, com fantasias e adereços sendo os artigos mais procurados. Hoje, com o crescimento dos blocos em muitas cidades, aumentou a procura por roupas leves, como bermudas, shorts e camisetas, por exemplo, que fazem as pessoas se sentirem mais à vontade – explica Vitor Augusto Koch.

 

Além disso, é lógico que as lojas especializadas em artigos de decoração e fantasias também terão um expressivo incremento de suas vendas do comércio. Outros setores que irão se beneficiar com o Carnaval 2024 são os de hospedagem e de alimentação.

 

– Embora com uma procura menor do que em anos anteriores, os artigos típicos dos festejos carnavalescos, como máscaras, tiaras, fantasias completas e glitter, entre outros, certamente terão vendas expressivas. Hotéis, pousadas, agências de viagens e restaurantes, além de empreendimentos ligados a eventos, comunicação, audiovisual, arte e cultura também têm seu faturamento ampliado durante o carnaval, especialmente nas cidades litorâneas do Rio Grande do Sul – ressalta o presidente da FCDL-RS.

 

Para incrementar as vendas nesse período, a FCDL-RS recomenda que os lojistas, especialmente os que atuam no litoral, onde se prevê uma grande presença de foliões, realizem liquidações e promoções. Além disso, é importante organizar o estoque da loja, disponibilizar preços atrativos e oferecer um atendimento personalizado aos consumidores. Essas ações podem contribuir, também, para a redução do excesso de produtos em estoque.

 

O consumo nos dias que antecedem o feriado e durante o carnaval, ainda de acordo com a FCDL-RS, deve ficar concentrado em restaurantes e bares, supermercados, vestuário com roupas leves, bijuterias, calçados e farmácias, especialmente cosméticos. O preço médio das compras pode ficar na casa dos R$190,00.

 

A geração de empregos também fica aquecida neste período, com a geração de vagas temporárias, onde se destaca a busca por trabalhadores como cozinheiros, garçons, recepcionistas, profissionais de limpeza e animadores, entre outros. Em muitos casos, esses colaboradores temporários acabam por ser incorporados ao quadro fixo das empresas. Por isso, é fundamental dedicação e empenho de quem estará exercendo essas funções.

Últimos Posts

Além das Políticas Setoriais

Além das Políticas Setoriais

A sociedade brasileira há muito tempo discute o papel do estado na economia e, desde a Constituição Federal de 1988, a complexidade da economia e da configuração social brasileira é crescente. As carências em educação, qualificação profissional e atendimento à saúde,...

Benefícios aos associados da FCDL-RS

Benefícios aos associados da FCDL-RS

Conheça as organizações parceiras da FCDL-RS que disponibilizam aos associados da Federação diversos benefícios na utilização de seus produtos e serviços. A FCDL-RS celebrou convênio com essas empresas e instituições pensando no bem-estar, no desenvolvimento e...

Redes Sociais