FCDL-RS pede que deputados estaduais não aprovem a reforma tributária proposta pelo governo estadual

8 de setembro de 2020
1218 Visualizações

Presidente Vitor Augusto Koch argumenta que o projeto em tramitação na Assembleia Legislativa definitivamente aumenta a carga fiscal gaúcha

  

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul- FCDL-RS, em contato com cada um dos 55 deputados estaduais gaúchos, está solicitando aos parlamentares que não aprovem o projeto de reforma tributária encaminhado pelo governo estadual à Assembleia Legislativa. O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, argumenta que os lojistas e praticamente toda a sociedade gaúcha não podem e não aceitam pagar mais impostos.

 

– As propostas do governo definitivamente aumenta a carga fiscal gaúcha. O aumento do ICMS ocorrido em 2015, com alíquota modal de 17% para 18% e produtos especiais como energia, combustíveis e telefonia, de 25% para 30%, deveria ser temporário e seu prazo, que deveria estar esgotado, ainda está indevidamente em vigor. É um grave equívoco sobrecarregar o setor produtivo e a população gaúcha com a elevação de impostos estaduais, ainda mais quando isto não resulta em melhoria de serviços ou mesmo o saneamento estrutural das contas públicas – afirma Vitor Augusto Koch.

 

O presidente da FCDL-RS lembra que para existir o equilíbrio financeiro do governo gaúcho, a única alternativa justa e correta é a drástica redução da máquina pública, especialmente com a venda de estatais e eliminação de repartições operacionalmente desnecessárias.

 

– Além disso, a economia gaúcha já sofreu um inédito baque em 2020 por ser obrigada, de maneira equivocada a nosso ver, a ter a maior parte dos ramos de atividades impedidos de funcionar, por supostamente combater a pandemia da Covid-19. Isto gerou a falência de centenas de empresas e deixou milhares de gaúchos desempregados. Neste contexto, aumentar tributos significa conduzir o Rio Grande do Sul a um empobrecimento ainda maior – avalia Vitor Augusto Koch.

 

Diante do cenário apresentado aos parlamentares, a FCDL-RS espera que eles se posicionem firmemente pela não aprovação da reforma tributária proposta pelo governo estadual.

Últimos Posts

Por um Rio Grande justo

Por um Rio Grande justo

No atual cenário econômico, no Brasil e no Rio Grande do Sul não há espaço para aumento de impostos. Ainda sob o efeito de uma pandemia e de decisões equivocadas que levaram ao fechamento de centenas de empresas e que colocaram sob alto risco outras tantas, travando o...

22 de abril – Descobrimento do Brasil

22 de abril – Descobrimento do Brasil

Neste 22 de abril, celebramos os 524 anos do descobrimento do Brasil!   Que Deus continue abençoando a nossa Pátria e que possamos construir um país cada vez melhor para todos os brasileiros, com saúde, prosperidade e muita paz.

Redes Sociais