FCDL-RS pede que deputados estaduais não aprovem a reforma tributária proposta pelo governo estadual

8 de setembro de 2020
1271 Visualizações

Presidente Vitor Augusto Koch argumenta que o projeto em tramitação na Assembleia Legislativa definitivamente aumenta a carga fiscal gaúcha

  

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul- FCDL-RS, em contato com cada um dos 55 deputados estaduais gaúchos, está solicitando aos parlamentares que não aprovem o projeto de reforma tributária encaminhado pelo governo estadual à Assembleia Legislativa. O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, argumenta que os lojistas e praticamente toda a sociedade gaúcha não podem e não aceitam pagar mais impostos.

 

– As propostas do governo definitivamente aumenta a carga fiscal gaúcha. O aumento do ICMS ocorrido em 2015, com alíquota modal de 17% para 18% e produtos especiais como energia, combustíveis e telefonia, de 25% para 30%, deveria ser temporário e seu prazo, que deveria estar esgotado, ainda está indevidamente em vigor. É um grave equívoco sobrecarregar o setor produtivo e a população gaúcha com a elevação de impostos estaduais, ainda mais quando isto não resulta em melhoria de serviços ou mesmo o saneamento estrutural das contas públicas – afirma Vitor Augusto Koch.

 

O presidente da FCDL-RS lembra que para existir o equilíbrio financeiro do governo gaúcho, a única alternativa justa e correta é a drástica redução da máquina pública, especialmente com a venda de estatais e eliminação de repartições operacionalmente desnecessárias.

 

– Além disso, a economia gaúcha já sofreu um inédito baque em 2020 por ser obrigada, de maneira equivocada a nosso ver, a ter a maior parte dos ramos de atividades impedidos de funcionar, por supostamente combater a pandemia da Covid-19. Isto gerou a falência de centenas de empresas e deixou milhares de gaúchos desempregados. Neste contexto, aumentar tributos significa conduzir o Rio Grande do Sul a um empobrecimento ainda maior – avalia Vitor Augusto Koch.

 

Diante do cenário apresentado aos parlamentares, a FCDL-RS espera que eles se posicionem firmemente pela não aprovação da reforma tributária proposta pelo governo estadual.

Últimos Posts

26 de julho – Dia dos Avós

26 de julho – Dia dos Avós

𝗗𝗜𝗔 𝗗𝗢𝗦 𝗔𝗩𝗢́𝗦 Avós são sinônimos de aconchego, sabedoria e generosidade! Avós nos dão amor que conforta, sorriso que acalma e carinho que fortalece nossos corações. Feliz dia para todos os vovôs e todas as vovós!

Banrisul disponibiliza linha de crédito especial para MPEs e MEIs

Banrisul disponibiliza linha de crédito especial para MPEs e MEIs

Coordenado pelo consultor de Economia da FCDL-RS e professor da Escola de Negócios da PUCRS, Gustavo Inácio de Moraes, ocorreu no dia 24 de julho mais uma edição do Sindha Talks, no qual o gerente-executivo do Banrisul, Ariel Sturmer, falou sobre as linhas de crédito...

Redes Sociais