FCDL-RS e Procon RS estabelecem ação conjunta para evitar aumento de golpes e fraudes em compras pela internet

1 de novembro de 2023
211 Visualizações

Promover ações conjuntas que ajudem a evitar que os consumidores sejam vítimas de golpes e fraudes ao realizar compras pela internet, em especial através de sites hospedados em redes sociais como Facebook e Instagram. Com esse objetivo, o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, reuniu-se com o diretor-executivo do Procon RS, Rainer Grigolo, na manhã desta terça-feira (31/10), na sede do departamento ligado a Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). O encontro contou, ainda, com a participação do conselheiro do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (CEDECON), Alexandre Appel.

 

Na reunião, o presidente Vitor Augusto Koch destacou que são diversos os casos em que consumidores adquirem produtos em sites que se propagam nas redes sociais e não os recebem, mesmo tendo pago por eles. O dirigente lembrou que essa situação causa sérios prejuízos financeiros aos consumidores, além de atrapalhar as vendas dos comerciantes legalmente estabelecidos tanto no canal físico quanto no canal digital.

 

– Temos recebidos dezenas de relatos de consumidores vitimados por esse golpe que está se tornando recorrente na internet. Precisamos, entidades e poder público, evitar que isso cresça ainda mais. As práticas ilegais e criminosas devem ser combatidas com toda celeridade. E ter o Procon RS nessa jornada conosco é muito importante– afirmou Vitor Augusto Koch.

 

O diretor-executivo do Procon RS salientou que essa iniciativa da FCDL-RS é valiosa, na medida em que busca evitar transtornos para todos os envolvidos na cadeia produtiva do comércio, ou seja, comerciantes e consumidores.

 

Muitos consumidores vulneráveis em relação aos canais digitais estão sendo vitimados por sites que dizem comercializar produtos por preços atrativos e, depois de receberem o pagamento, simplesmente não entregam o que foi vendido e não atendem a nenhum tipo de contato tentando por quem efetuou a compra.

 

Por isso, é importante que as pessoas que buscam adquirir produtos por meio da internet utilizem somente os canais oficiais das empresas. Para tanto, é fundamental observar se o endereço e o CNPJ do estabelecimento estão no rodapé do site, pois esse é um início de que o portal eletrônico é verídico.

 

Também é interessante verificar se existe o símbolo do cadeado no canto esquerdo do link do site. Esse símbolo indica que a conexão é segura e, provavelmente, o consumidor vai estar no site correto da empresa.

 

Últimos Posts

Além das Políticas Setoriais

Além das Políticas Setoriais

A sociedade brasileira há muito tempo discute o papel do estado na economia e, desde a Constituição Federal de 1988, a complexidade da economia e da configuração social brasileira é crescente. As carências em educação, qualificação profissional e atendimento à saúde,...

Benefícios aos associados da FCDL-RS

Benefícios aos associados da FCDL-RS

Conheça as organizações parceiras da FCDL-RS que disponibilizam aos associados da Federação diversos benefícios na utilização de seus produtos e serviços. A FCDL-RS celebrou convênio com essas empresas e instituições pensando no bem-estar, no desenvolvimento e...

Redes Sociais