Promover ações conjuntas que ajudem a evitar que os consumidores sejam vítimas de golpes e fraudes ao realizar compras pela internet, em especial através de sites hospedados em redes sociais como Facebook e Instagram. Com esse objetivo, o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, reuniu-se com o diretor-executivo do Procon RS, Rainer Grigolo, na manhã desta terça-feira (31/10), na sede do departamento ligado a Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). O encontro contou, ainda, com a participação do conselheiro do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (CEDECON), Alexandre Appel.
Na reunião, o presidente Vitor Augusto Koch destacou que são diversos os casos em que consumidores adquirem produtos em sites que se propagam nas redes sociais e não os recebem, mesmo tendo pago por eles. O dirigente lembrou que essa situação causa sérios prejuízos financeiros aos consumidores, além de atrapalhar as vendas dos comerciantes legalmente estabelecidos tanto no canal físico quanto no canal digital.
– Temos recebidos dezenas de relatos de consumidores vitimados por esse golpe que está se tornando recorrente na internet. Precisamos, entidades e poder público, evitar que isso cresça ainda mais. As práticas ilegais e criminosas devem ser combatidas com toda celeridade. E ter o Procon RS nessa jornada conosco é muito importante– afirmou Vitor Augusto Koch.
O diretor-executivo do Procon RS salientou que essa iniciativa da FCDL-RS é valiosa, na medida em que busca evitar transtornos para todos os envolvidos na cadeia produtiva do comércio, ou seja, comerciantes e consumidores.
Muitos consumidores vulneráveis em relação aos canais digitais estão sendo vitimados por sites que dizem comercializar produtos por preços atrativos e, depois de receberem o pagamento, simplesmente não entregam o que foi vendido e não atendem a nenhum tipo de contato tentando por quem efetuou a compra.
Por isso, é importante que as pessoas que buscam adquirir produtos por meio da internet utilizem somente os canais oficiais das empresas. Para tanto, é fundamental observar se o endereço e o CNPJ do estabelecimento estão no rodapé do site, pois esse é um início de que o portal eletrônico é verídico.
Também é interessante verificar se existe o símbolo do cadeado no canto esquerdo do link do site. Esse símbolo indica que a conexão é segura e, provavelmente, o consumidor vai estar no site correto da empresa.