FCDL-RS celebra seus 50 anos com novo olhar estratégico

7 de julho de 2022
622 Visualizações
Atenta aos novos desafios do mercado, Federação busca soluções que reforcem as conquistas obtidas para o comércio gaúcho

 

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS completa nesta sexta-feira (08/07) 50 anos de vida. Cinco décadas de uma história a favor do associativismo e na defesa dos interesses dos lojistas gaúchos.

 

Ao longo deste período, o trabalho de muitas pessoas foi fundamental para a construção de um movimento lojista com representatividade e que tivesse suas demandas atendidas. A FCDL-RS defende bandeiras que ajudam os empreendedores do comércio a ter a sustentabilidade de seus negócios. Entre elas, a redução de impostos, a implementação de novos conceitos e tecnologia, a qualificação da gestão, a capacitação de dirigentes e colaboradores e a defesa arraigada do direito ao livre comércio.

 

Uma história com inúmeros feitos

 

Desde 1972 a trajetória da FCDL-RS é pontuada por diversas iniciativas que ajudaram a desenvolver o comércio gaúcho. No princípio de sua atuação, houve a necessidade de convencer os lojistas da importância de se unirem em torno de demandas comuns. Existia, ainda, campo para promover a qualificação, a geração de conhecimentos e troca de experiência, viabilizados pelo surgimento da Convenção Estadual Lojista.

 

– O trabalho de líderes, dirigentes e colaboradores permitiu que, na chegada do século XXI, a FCDL-RS se consolidasse como uma das maiores entidades representativas do associativismo – ressalta o presidente Vitor Augusto Koch.

 

Nos anos 2000, cresceu a força da Federação junto aos poderes constituídos. Em 2006, por exemplo, a FCDL-RS teve papel fundamental na regulamentação do Simples Gaúcho, modalidade de tributação instituída pelo então governador Germano Rigotto, que ampliou a faixa de isenção de ICMS e alterou alíquotas em relação ao faturamento das microempresas, beneficiando mais de 300 mil MPEs no estado. Em 2007, a FCDL-RS foi fundadora do Comitê Estadual de Combate à Pirataria, para evitar que o comércio ilegal trouxesse prejuízos aos comerciantes formalmente estabelecidos e aos consumidores.

 

Em 2008, outra grande conquista da entidade. A sanção, por parte da então governadora Yeda Crusius, da lei que viabiliza para empresas com faturamento anual de até R$ 240 mil a isenção do ICMS, beneficiando mais de 220 mil pequenos negócios. Como reconhecimento a este trabalho decisivo, o presidente da Federação, Vitor Augusto Koch, representou as entidades empresariais do RS no ato de sanção.

 

Outra luta liderada pela FCDL-RS foi a regulamentação das feiras itinerantes, em 2010, através de Emenda Constitucional promulgada pela Assembleia Legislativa gaúcha em março daquele ano, criando mecanismos de proteção ao comércio estabelecido em cada município.

 

O ano de 2011 marcou a presença da FCDL-RS à frente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS, com a eleição de seu presidente, Vitor Augusto Koch, para exercer a presidência da entidade de apoio aos pequenos negócios durante quatro anos.

 

Nova vitória foi celebrada em 2013, com participação decisiva da FCDL-RS no programa Em Dia, lançado pelo então governador Tarso Genro, que permitiu a regularização de débitos fiscais vencidos até 31 de julho daquele ano com descontos e benefícios para que milhares de empresas pudessem quitar seus débitos.

 

Em 2020 e 2021, a FCDL-RS foi a voz forte do setor empresarial gaúcho contra as restrições que causaram imensos prejuízos para os lojistas gaúchos no período de pandemia da Covid-19, defendendo o direito ao trabalho. Atua, também, pelo bem-estar da sociedade, oferecendo opções nas áreas da saúde, educação e no desenvolvimento da cultura da Qualidade, através do Programa QComércio, o maior e melhor programa empresarial do Brasil de gestão pela qualidade.

 

Quebra de paradigma

 

Também em 2021 a FCDL-RS quebrou paradigmas e firmou parceria com a Quod, uma das principais empresas de inteligência de dados do Brasil e uma das gestoras do Cadastro Positivo.

 

A aliança permite uma análise de crédito extremamente robusta, através da consulta do escore de crédito de cadastro positivo de consumidores e empresas, por meio da escoragem.

 

– Nesta parceria com a Quod, colocamos em prática um novo modelo de avaliar a concessão de crédito, nos unindo a uma empresa com soluções de ponta de gestão de crédito, criada pelos cinco maiores bancos do Brasil, que cinco anos de atividades já conquistou uma carteira robusta de clientes de renome no mercado – enfatiza Vitor Augusto Koch.

 

Atualmente, em parceria com a empresa Key Jump, a FCDL-RS está colocando em prática seu novo planejamento estratégico, buscando estar conectada com os novos tempos, utilizando conceitos e visões inovadoras que o mercado disponibiliza. Conhecimento, qualidade, visão estratégica, sustentabilidade financeira dos empreendimentos do comércio, senso coletivo e um associativismo bem representado são as premissas deste novo posicionamento.

 

 

– As cinco décadas de atuação da FCDL-RS são celebradas da maneira que sempre norteou os rumos da entidade: muito trabalho em favor da classe lojista e do desenvolvimento do comércio gaúcho. Representação, diálogo e o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social. Este é o nosso compromisso e combustível para os próximos anos – conclui Vitor Augusto Koch.

 

 

Presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch

Últimos Posts

Redes Sociais