FCDL-RS acredita que, neste ano, lojistas podem ter resultados mais animadores do que os registrados em 2020
Pelo segundo ano consecutivo a comemoração de uma das datas mais importantes do varejo, o Dia das Mães, vai acontecer em meio a pandemia da Covid-19. Mesmo que as restrições à circulação de pessoas ainda sejam sentidas no Rio Grande do Sul e em praticamente todo o Brasil, o desejo dos consumidores em presentear suas mamães surge como mais uma oportunidade para o comércio reaquecer as vendas.
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, recomenda aos lojistas gaúchos que observem, atentamente, o novo comportamento dos consumidores, em especial a opção pelas compras online, sobretudo em redes sociais como o Instagram e o WhatsApp.
– Preços, promoções e condições facilitadas de pagamento são fatores importantes na hora do consumidor fechar uma compra. Para obter bons resultados em suas vendas do Dia das Mães os lojistas precisam estar preparados, investindo em produtos e canais de comercialização com bom potencial de atração e retenção de clientes.– ressalta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
Sobre os produtos, o Dia das Mães costuma representar um crescimento na venda de artigos ligados a vestuário, calçados e acessórios, perfumaria e cosméticos, casa e decoração, eletrodomésticos e telefonia/celulares. No que se refere a promoções e campanhas de descontos, a data pode representar uma oportunidade de fidelizar cliente para outras ocasiões especiais do ano. Uma redução de preço que não influa na saúde financeira do negócio, a realização de promoções como sorteios e oferta de brindes podem gerar o aumento da demanda de consumidores e aumentar a receita.
– Com a abordagem certa e iniciativas atraentes para o consumidor, o Dia das Mães oferece uma excelente oportunidade de impulsionamento de vendas e de aumento do reconhecimento de marca. Pequenas ações que o lojista realizar, reforçando o relacionamento de confiança com seus clientes, podem fazer a diferença em suas vendas – avalia Vitor Augusto Koch.
Em relação a expectativa de vendas para a data neste ano, a FCDL-RS acredita que se mantidas e, até mesmo, ampliadas as flexibilizações que as atividades econômicas tiveram no Rio Grande do Sul nos últimos dias, é possível que exista um crescimento de até 15% na comercialização de produtos na comparação com 2020.
No último ano, a crise provocada pela Covid-19, aliada às restrições impostas ao comércio, acarretaram uma queda significativa no volume de vendas no varejo no Dias das Mães. Na comparação com 2019, foi quase 50% a menos no faturamento real do setor na data, com perdas em ramos como vestuário e calçados, móveis e eletrodomésticos e artigos de informática e comunicação, muitos dos quais estavam sem poder trabalhar no período que antecedeu o Dia das Mães 2020.