Conveniência da cor

11 de dezembro de 2020
136 Visualizações

Palavra do Presidente

 

O período de buscar votos e o tempo de exercício do mandato, é muito diferente e se assemelha às características da família Chamaeleonidae, trocar de cor.

De maneira específica, desconhecemos qualquer candidato eleito para os executivos municipais do Rio Grande do Sul que tenha defendido em campanha a continuidade das alíquotas majoradas do ICMS.

Relembrando, em 2016, as alíquotas deste imposto estadual subiram – de acordo a promessa –  “provisoriamente” de 17% para 18% em termos gerais e de 25% para 30% nos produtos e serviços definidos como seletivos (combustíveis, energia, telefonia, etc).

Naquela época a FCDL-RS manifestou contundentemente sua contrariedade a tal majoração, mesmo que a promessa dos políticos era de que tal regime de urgência seria encerrado em 2018.

Agora estamos no final de 2020 e a alta “provisória” continua em vigor, e com propositura de uma prorrogação por mais 4 anos.

O argumento atual atinge diretamente os novos prefeitos, projetando perdas de arrecadação para o Fundo de Participação dos Municípios pelo retorno à normalidade tributária (já excessiva).

A estratégia é clara: convencer os novos gestores municipais a pressionarem os deputados estaduais a mudarem seu voto em favor da manutenção de impostos altos.

Se tal manobra tiver sucesso, será lamentável; evidenciará qualidade precária de nossos políticos. Ainda resta esperança de que isto não ocorra.

Dentro de um cenário nacional positivo para a recuperação da economia, com mais dinheiro circulando no mercado e juros básicos baixos, é correto pensar que a arrecadação estadual deva crescer a patamares inéditos, mesmo com o setor privado combalido por conta das políticas equivocadas de fechar os negócios durante a pandemia do Coronavírus.

Prorrogar o ICMS elevado levará os consumidores, as famílias a perderem poder de compra e os empresários a buscarem alternativas fora do Rio Grande do Sul para priorizarem seus investimentos.

 

Vitor Augusto Koch 

Presidente da FCDL-RS

Últimos Posts

FCDL-RS e Sharecare unidas em projeto de assistência em saúde

FCDL-RS e Sharecare unidas em projeto de assistência em saúde

Parceria entre a Federação e a empresa líder mundial na combinação de saúde digital com gestão em saúde disponibiliza mais um produto diferenciado à comunidade gaúcha   A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS e a Assefe Saúde...

Campanha Prêmio sobre Prêmio mobilizou comunidade de Campinas do Sul

Campanha Prêmio sobre Prêmio mobilizou comunidade de Campinas do Sul

Iniciativa da CDL local estimulou consumidores a valorizar o comércio campinense   A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Campinas do Sul realizou, no dia 4 de janeiro, o 6º sorteio da vitoriosa campanha “Prêmio sobre Prêmio, desenvolvida ao longo de 2020 como...

Redes Sociais