Retomada dos níveis de ocupação e desaceleração da inflação são fatores que devem contribuir para concretizar este cenário
Mesmo com uma pequena queda nas vendas registrada em julho deste ano, na comparação com junho, a FCDL-RS mantém sua perspectiva de que o comércio gaúcho termine 2022 com um resultado positivo em relação a 2021.
O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, ressalta que os meses de agosto e setembro já apresentam, de parte dos lojistas, relatos de incremento da comercialização de produtos. Contribuem para isso, fatores como a retomada dos níveis de ocupação, a desaceleração da inflação e a redução de preço de diversos produtos consumidos pela população, como combustíveis e alimentos.
– Seguimos acreditando em um bom desempenho das vendas do comércio gaúcho neste segundo semestre de 2022. Existem datas comemorativas importantes como Dia das Crianças, Black Friday e Natal que acontecem nos três últimos meses do ano e, especialmente, a Copa do Mundo em novembro e dezembro, que deve incrementar a venda de televisores e outros artigos que ajudarão na torcida pela nossa seleção – fala Vitor Augusto Koch.
Além disso, a contratação de trabalhadores temporários por parte dos lojistas é mais intensa a partir de novembro, visando suprir a demanda de clientes para eventos como a Black Friday e o Natal. E, nos dois últimos meses do ano, é pago o 13º salário para trabalhadores do funcionalismo público e empresas privadas, o que injeta um recurso significativo na economia.