Balanço Geral

30 de dezembro de 2020
390 Visualizações

Palavra do Presidente

 

Uma praxe histórica do comércio era no dia 31 de dezembro colocar uma placa que dizia: “Fechado para Balanço.”

 

Plagiaremos nossos companheiros com a apresentação de um balanço sobre o tempo deste ano completamente diferente, onde uma pandemia se assolou por todo o planeta, espalhando medo, angústia e incertezas.

 

Na palavra do criador, podemos comprovar um tema que fala sobre o tempo: “Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de abraçar e tempo de afastar-se; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.” Eclesiastes 3.

 

Comprovadamente vivemos tempos de guerra, de choro e de perdas insubstituíveis. Tudo isto já estava previsto no planejamento do mundo. O medo da doença foi disseminado e sabidamente, ele é um paralisante eficaz e deflagra o caos.

 

Muitas decisões equivocadas foram tomadas durante esta situação catastrófica e agravaram os resultados, sem contabilizar a falta de investimentos e responsabilidade de governantes. O Governo tem por obrigação magna, prover a educação, segurança e saúde entre outros. Contudo, há muitos anos não consegue atender estas determinações.

 

O Brasil tem uma constituição e que obrigatoriamente precisa ser respeitada. O que vimos?

 

Cerceamento do ir e vir, afronta ao livre comércio, inobservância a hierarquia, retirada de poderes do executivo, políticas de saúde pública não sendo implantadas, mesmo com disponibilização de recursos federais para tal. A conta veio! O “#ficaemcasa”, está apresentando o demonstrativo. E agora?

 

O discurso de que: “a saúde é o que importa e o resto se dá um jeito”, é parcialmente verídico. Entretanto deveria ter sido: “a saúde é o que importa, cuidemos dela e da economia também.”

 

No resultado do balanço vemos claramente o que não pode ser continuado, como por exemplo, a majoração da carga tributária que recai sobre todas as pessoas, pagando mais caro por produtos, retirando poder de compra e empobrecendo as famílias.

 

O planejamento para 2021 aponta para a urgência da implantação de uma ampla reforma administrativa, trazendo no trilho reformas tributária e política. Criação de políticas públicas que fortaleçam nossa indústria, incentivem a inovação, criatividade, parcerias público privadas de toda a ordem, tal qual a integração Governo, Universidade e Empreendedores.

 

A identificação é clara do que precisa ser feito.

 

Muitas coisas no âmbito mundial estão apontando para uma retomada forte da economia, tal qual: a vacina contra o Coronavírus aplicada já em 47 países e com mais de 5 milhões de pessoas vacinadas. Caso as mutações do vírus não sejam radicais, o fim da pandemia está chegando.

 

A melhoria da atividade econômica está se consolidando no Brasil e RS; o dinheiro circulante é maior do que em 2019, lógico que também em razão do auxílio emergencial. Com SELIC estável, a retomada do emprego no Brasil e no RS é fato.

 

As vendas varejistas mantém viés de recuperação. Há uma grande perspectiva de excelente safra. Mãos à obra! No balanço geral identificamos os erros e vislumbramos as soluções.

 

Por tudo que passamos sejamos gratos, e mantenhamos a esperança em novos e prósperos tempos, tal qual nosso Deus nos fala em Romanos 12:12: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.”

 

Feliz Ano Novo!

 

Vitor Augusto Koch

Presidente da FCDL-RS

Últimos Posts

26 de julho – Dia dos Avós

26 de julho – Dia dos Avós

Amor que conforta! Sorriso que acalma. Carinho que fortalece nossos corações. Nossos avós nos transmitem tudo isso, sempre com alegria e felicidade. Feliz Dia dos Avós!

FCDL-RS projeta indicadores positivos de vendas no Dia dos Avós

FCDL-RS projeta indicadores positivos de vendas no Dia dos Avós

Data comemorativa ganha força no calendário comercial devido ao seu grande apelo sentimental   Data comemorativa que vem ganhando espaço no comércio o Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho, se apresenta como mais uma oportunidade do varejo gaúcho reaquecer suas...

Redes Sociais