Dia dos Avós e Dia do Amigo ganham cada vez mais espaço entre os consumidores do Rio Grande do Sul
O mês de julho traz duas datas comemorativas que estão ganhando espaço no comércio e se apresentando como novas oportunidades para os lojistas gaúchos incrementarem suas vendas. O Dia do Amigo, celebrado em 20 de julho e o Dia dos Avós, em 26 de julho.
Ainda que não tenha o mesmo patamar de datas como o Dia das Mães e o Dia dos Pais, o Dia dos Avós vem, ano após ano, recebendo mais atenção de parte dos consumidores, que procuram as lojas para comprarem as lembranças destinadas às vovós e vovôs.
A FCDL-RS observa que o Dia dos Avós está ganhando peso no calendário comercial, fazendo os lojistas pensarem em promoções especiais e campanhas específicas para marcar a data.
– Os números mostram que as vendas no Dia dos Avós vem aumentando progressivamente ano após ano, em uma média de até 5% anual. Dessa forma, havendo o preparo adequado, boas iniciativas de marketing e atendimento personalizado ao cliente por parte dos lojistas, essa data tem um grande potencial para ser mais uma impulsionadora de vendas – avalia o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
O dirigente salienta que a data representa uma oportunidade ímpar de homenagear os avós, com afeto, carinho e, é claro, presentes.
– O comércio gaúcho está preparado e com diversas opções de presentes. Importante lembrar que não é só com artigos de vestuário que se comemora essa data. Produtos que mexem com a vaidade da avó e do avô, como flores, perfumes, acessórios para o corpo e, eletrônicos, também são excelentes opções – enfatiza Vitor Augusto Koch.
Para incrementar as vendas na data, a FCDL-RS sugere que os lojistas lembrem aos seus clientes, via contato direto e em suas redes sociais, sobre o Dia dos Avós e a importância de presenteá-los. Outro aspecto é apostar em produtos que causem emoção e expressem sentimentos, além de ofertar uma variedade de artigos que proporcionem mais opções de escolha ao consumidor.
Dia do Amigo
Celebrado em 20 de julho, o Dia do Amigo também começa a ganhar espaço no mercado e gerar boas vendas para o comércio.
É o momento ideal para os lojistas estreitarem relações com os consumidores e mostrar que todos têm um amigo especial para homenagear.
– Uma campanha especial para o Dia do Amigo pode ser recheada de ofertas e ações promocionais para comemorar as boas amizades, o que pode gerar boas vendas. A amizade é um dos bens mais valiosos de nossa existência e por isso muita gente tem o hábito de prestar homenagens e presentear as pessoas queridas em forma de reconhecimento e agradecimento – lembra o presidente da FCDL-RS.
Vitor Augusto Koch destaca, ainda, algumas dicas para vender mais no Dia do Amigo. Entre elas, apresentar diferenciais para os clientes, como kits de presentes destinados aos vários tipos de amigos; oferecer vale-presentes com valor estipulado, o que tanto funciona como uma grande vitrine para conquistar novos clientes, como faz a alegria do felizardo que ganhou o vale.