FCDL-RS e Quod: parceria que rompe modelo tradicional de negócios e inova na consulta de CPFs no varejo
O ano de 2021 representou para a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS a concretização de parceria com a Quod, uma das principais empresas de inteligência de dados do Brasil e uma das gestoras do Cadastro Positivo.
Uma aliança que possibilita oferecer completíssimos serviços de consulta para avaliação de crédito a consumidores e empresas. Desta forma, os empreendedores gaúchos de todos os setores econômicos podem consultar o escore de crédito de Cadastro Positivo de consumidores e empresas, por meio de uma pontuação que vai de 300 a 1000.
Assim, ganham condições melhores para avaliar o risco de crédito e tem acesso a informações sobre inadimplência e dados cadastrais de pessoas físicas e jurídicas.
A parceria FCDL-RS e Quod está estruturada em uma base de dados robusta e um avançado serviço de escore de crédito utilizado por grandes bancos e empresas de vários setores, que vai auxiliar diariamente os varejistas do Estado do Rio Grande do Sul nas tomadas de decisão para concessão de crédito.
Além disso, rompe o modelo de negócio tradicional utilizado pelas empresas, levando soluções mais modernas, muito além do tradicional consta e nada consta, com um melhor custo-benefício.
A Quod foi criada em 2017 com objetivo de impulsionar o Cadastro Positivo e fomentar a educação financeira no cenário brasileiro. Agora, com o Cadastro Positivo em funcionamento, ela está expandindo sua atuação para decisões baseadas em dados para diversas finalidades: prospecção de clientes, gestão de risco de crédito, gestão de carteira de clientes, prevenção a fraudes, compliance e inteligência de cobrança.
A companhia iniciou suas operações no final de 2018 e atende a clientes de todos os setores da economia, incluindo instituições financeiras, seguradoras, varejistas, operadoras de telecomunicações e pequenas e médias empresas.
Desde 1972 a FCDL-RS promove o associativismo de forma comprometida, buscando fortalecer o movimento lojista do Rio Grande do Sul, com uma história de lutas, de muito trabalho e de inúmeras conquistas para o varejo gaúcho.
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul não para no tempo. Segue, dia após dia, se renovando, se reinventando, para seguir sua jornada em favor do associativismo, da verdadeira representação dos varejistas gaúchos. Esse é o seu propósito e o seu firme ideal.
Soluções de cobrança adequadas às necessidades das empresas gaúchas
Para ter uma operação lucrativa e sustentável, é preciso mais do que apenas se preocupar em vender. Afinal, com crescentes índices de inadimplência no país, é fundamental que sua empresa seja ágil e eficaz no momento de recuperar dívidas em atraso, diminuindo o impacto dos maus pagadores na saúde financeira do negócio.
Pensando nisso, a Quod, parceira da FCDL-RS para disponibilizar aos lojistas e empreendimentos gaúchos o melhor birô de crédito do Brasil, criou soluções de cobrança que vão além do que existe hoje no mercado, adequadas às estratégias e necessidades específicas de cada negócio. Inteligência analítica, amplitude de base de dados e acionamento de cobrança digital são os principais diferenciais.
Com elas, sua empresa aumentará a recuperação de dívidas em atraso, entenderá o momento exato de abordar cada cliente, com a melhor oferta, tendo como base as informações do Cadastro Positivo e muito mais.
Neste cenário, destacam-se os indicadores para Cobrança, como comprometimento de pagamento e renegociação de contratos. Também, o Personas, solução inédita no Brasil que permite entender o comportamento e perfil de dívida de clientes que estão inscritos no Cadastro Positivo.
Ainda são disponibilizados o Collection Scoring, solução baseada nas informações de hábitos de pagamento e dados cadastrais de clientes e o acionamento digital, solução de cobrança por SMS e e-mail, muito mais eficaz e com menor custo.
As soluções de Cobrança da FCDL-RS e Quod oferecem tudo o quê você precisa para manter o fluxo de caixa saudável e não deixar que a inadimplência desequilibre a saúde financeira da sua empresa.
Aperfeiçoando a análise de crédito através do Cadastro Positivo
Os birôs de crédito brasileiros sempre realizaram análises apenas baseado em informações de inadimplência. Agora, a boa notícia é que essa forma de avaliação foi aperfeiçoada a partir do uso do Cadastro Positivo.
O cadastro é um banco de dados com informações sobre o histórico de pagamento dos brasileiros e empresas, em que considera informações como pagamentos das parcelas do cartão de crédito, saldo de empréstimos e financiamentos, valor consumido de cheque especial e consórcio, além de dados sobre serviços continuados como contas de água, luz, gás ou telefone.
Antes, bastava um deslize para o qualquer consumidor entrar na lista de inadimplência e, automaticamente, impossibilitando a concessão de crédito. Já com o Cadastro Positivo as empresas tem um panorama geral do comportamento financeiro do consumidor, diferenciando o consumidor que sempre deixa de pagar suas contas daquele que teve apenas uma situação pontual.
Os dados do Cadastro Positivo ajudam quem está negativado
Pare para pensar: se uma pessoa está com dívidas e o status negativado, consequentemente a situação financeira deve ser considerada ruim. Em um momento como esse, um empréstimo pode contribuir justamente para o pagamento dessas dívidas. Não é?
O problema é que para conseguir essa concessão é preciso ser feita uma análise de crédito. Sem os dados do Cadastro Positivo, as empresas só teriam acesso às informações de inadimplência, mas, agora, o sistema colabora para uma avaliação completa que avalia o comportamento financeiro do consumidor de ponta a ponta.
Mesmo que alguém tenha uma situação pontual de inadimplência, o cadastro é uma oportunidade para uma avaliação mais concisa, pois ele permite ofertas mais adequadas a cada perfil. Ou seja, quanto melhor o comportamento financeiro, mais oportunidade de receber empréstimos ou outros produtos de crédito com taxas de juros melhores.
Mais segurança e menos inadimplência
Com as informações do Cadastro Positivo, as empresas poderão oferecer crédito de forma mais consciente, afinal, ele é muito mais completo, e oferece informações precisas sobre a probabilidade de pagamento do consumidor. Ao conhecer a realidade financeira do consumidor, a concessão de crédito torna-se mais justa e adequada ao momento dele.
O uso do Cadastro Positivo na Quod
A Quod, parceira da FCDL-RS para disponibilizar aos empreendedores gaúchos o melhor birô de crédito do Brasil, combina dados completos do Cadastro Positivo com uma tecnologia avançada que permite que as análises de crédito sejam mais inteligentes e com uma alta capacidade de customização para melhor atender as necessidades específicas das empresas e, é claro, dos clientes.
Com o Quod Consulta PF é possível realizar análises baseadas nos dados do cadastro, de forma muito mais completa e eficiente, indo além das informações de negativação. Ele é diferente do que existe hoje no mercado, muito mais fácil de usar, de entender, com todas as informações necessárias para as empresas conhecerem o seu cliente em uma única página e com uma visão clara e transparente do consumo, sem pegadinhas! O melhor: tudo isso pelo menor custo do mercado!
Dicas FCDL-RS e Quod para melhorar a análise de crédito da sua empresa
Um dos principais problemas enfrentados pelas empresas, especialmente as do comércio, no Brasil é a inadimplência. Estima-se que mais de 63 milhões de pessoas não consigam pagar todos os seus débitos em dia, causando graves impactos na saúde financeira dos empreendimentos.
Portanto, reduzir a inadimplência dos consumidores é um dos grandes desafios das empresas atualmente. E como conseguir amenizar este cenário? Aperfeiçoar a análise de crédito da empresa é o primeiro passo para realizar empréstimos mais seguros e diminuir o número de devedores.
Com o Cadastro Positivo, esse processo torna-se mais completo e justo. A inclusão automática de pessoas físicas e jurídicas no cadastro tornou possível acessar a nota de crédito de possíveis clientes. Refinar as avaliações, minimizar os riscos e garantir dívidas pagas são processos importantes que devem ser realizados.
Em parceria com a Quod, o melhor e mais inovador birô de crédito do Brasil, a FCDL-RS apresenta aos empresários algumas dicas que podem ajudá-los a melhorar a análise de crédito de suas empresas.
Incrementando a gestão de crédito
A primeira é definir melhor a política de análise de crédito da empresa. Como a concessão de crédito impacta diretamente na entrada de recursos no negócio, é importante que a política de crédito esteja alinhada ao perfil do empreendimento.
Sendo individualizada ou personalizada, o fundamental é que a política de análise de crédito tenha parâmetros estruturados a serem seguidos na hora de realizar uma avaliação.
Definir os melhores critérios é uma ação fundamental para minimizar os prejuízos e respeitar o porte de cada negócio. Entenda o que a sua empresa precisa, respeite os limites a serem oferecidos ao cliente e garanta uma maior rentabilidade com o uso consciente do Cadastro Positivo.
Outra dica importante é o estabelecimento de limites e o monitoramento das regras da política de crédito da empresa. É preciso entender o perfil e o histórico dos clientes para minimizar as chances de dívidas não pagas. É preciso levar em consideração critérios como o perfil dos clientes, o volume de vendas, os prazos de pagamentos e os valores finais.
Monitorar os processos ajuda a conferir as contas a receber e amplia a facilidade de acompanhar os contratos vencidos e entrar em contato com os clientes. A manutenção da rentabilidade da empresa é fundamental.
A tecnologia também é um fator primordial para conhecer o perfil do cliente. Para evitar erros e agilizar a análise, a FCDL-RS e a Quod disponibilizam um produto com tecnologia de ponta aliada à inteligência de dados. Além de otimizar o tempo, a solução de Análise de Crédito FCDL-RS/Quod oferece um olhar completo sobre os clientes.
As faixas de score da Quod também ajudam nesse processo, uma vez que elas apresentam o resultado dos hábitos de pagamento e relacionamento do cidadão com o mercado de crédito. Cada usuário é pontuado de acordo com a análise de uma série de fatores como, por exemplo, os pagamentos de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas e dados cadastrais atualizados.
A parceria FCDL-RS e Quod oferece a combinação dos dados completos do Cadastro Positivo com tecnologia avançada, o que permite análises mais inteligentes e alta capacidade de customização. O principal propósito é atender melhor às necessidades específicas das empresas, sejam de pequeno, médio ou grande porte. Tudo oferecido em uma só tela, fácil de usar e com o menor preço do mercado.
Por fim, com a utilização do Cadastro Positivo as empresas podem reativar clientes e oferecer novas soluções, podendo trazer de volta bons pagadores que estavam negativados por situações pontuais. Com mais segurança e novas condições de concessão de crédito é possível aumentar o poder de negociação com os consumidores, diminuir a inadimplência e fazer o uso consciente das informações disponíveis para análise.
A revolução na forma de conceder crédito no Brasil
Afinal, por que o Cadastro Positivo é tão superior à negativação e como em tão pouco tempo ele está trazendo resultados expressivos para as empresas que o utilizam?
O estabelecimento de uma nota de crédito (escore) para cada consumidor, definida de acordo com o pagamento de suas operações de crédito e de serviços continuados como luz, água e telefone, por exemplo, tem contribuído de forma significativa para tornar a análise de crédito mais justa e inclusiva.
Apesar de ser uma base de dados relativamente nova, o Cadastro Positivo já tem muito mais registros que a negativação, porque todos os brasileiros(adimplentes e inadimplentes) fazem parte dele. Enquanto a negativação tem cerca de 62 milhões de registros, o Cadastro Positivo tem mais de 107 milhões, mais de 72% maior que o modelo antigo.
Outro ponto muito importante é que o Cadastro Positivo é homogêneo. Ele traz dados regulares e harmonizados entre as instituições financeiras. Isso quer dizer que todas as fontes de dados enviam com a mesma frequência e com os mesmos parâmetros.
Já a negativação é heterogênea. Cada credor trata a negativação de acordo com sua estratégia de recuperação e com variações de frequência ou valor. Ou seja, quando um consumidor atrasa o pagamento de uma parcela de um financiamento, há credores que negativam apenas a parcela atrasada enquanto outros negativam o valor total da dívida.
Além de ser homogêneo, o Cadastro Positivo traz dados de hábitos de pagamento independentemente de estes estarem em dia ou atrasados, o que coloca em perspectiva se os atrasos são frequentes ou pontuais.
Já a negativação é uma foto. Cada credor decide quando vai enviar os dados. Há casos também em que duas empresas do mesmo segmento de atuação têm prazos diferentes para negativar numa mesma linha de crédito.
Enquanto a empresa A pode ser mais intolerante a atrasos, enviando faturas com 31 dias de atraso direto para negativação, a empresa B pode prezar mais pelo relacionamento, enviando apenas faturas de 60 dias ou mais de atraso para negativação. Isso não acontece com o Cadastro Positivo porque ele é atualizado semanalmente, com dados de pagamento, estejam quitados ou não.
Por fim, o Cadastro Positivo tem um órgão regulador que supervisiona o sistema e controla os participantes. Isso faz com que as empresas que participam dele tenham níveis elevados de governança corporativa, de prestação de contas e segurança da informação.
Tudo isso está à sua disposição no Rio Grande do Sul por meio da parceria entre a FCDL-RS e a Quod, uma das principais empresas de inteligência de dados do Brasil e uma das operadoras do Cadastro Positivo.
A parceria entre a FCDL-RS e a Quod estabelece uma fundamental conexão entre empresas e consumidores, utilizando todo o poder da análise de dados a fim de contribuir para o desenvolvimento da economia gaúcha e de colaborar para a tomada de decisão de negócios.
Mudança de cultura na análise de crédito
Cada vez mais os setores produtivos sofrem mudanças muito céleres. Com a economia instável, o aspecto do crédito vem se transformando e o fator decisório começa a analisar uma série de indicadores positivos que proporcionam maior segurança tanto ao tomador como ao concedente de crédito.
Através de uma análise mais aprimorada, o processo de aprovação torna-se mais eficiente para as empresas e mais justo para os consumidores. As soluções de análise de crédito através do Cadastro Positivo ajudam a evitar que as empresas que vendem a prazo ou parcelado corram o risco de vender e não receber.
E o mais importante, auxiliam o tomador a enxergar com maior clareza sua capacidade de endividamento, evitando com isto situações de risco, constrangimento e abalo de crédito.
O Rio Grande do Sul já detém esta inteligência através da parceria da FCDL-RS com a Quod, empresa pertencente aos 5 maiores Bancos do País e que investiu pesado em big data e inteligência artificial, além de criar uma plataforma capaz de fazer correlações e análises de forma 75 vezes mais rápida que a concorrência. A informação simples e rasa, do consta e nada consta, perde a força significativamente nas empresas que concedem crédito direto.
Veja um exemplo:
Um cliente com contas em atraso em 3 ou 4 lojas, com um valor hipotético de R$ 1.500,00 coloca em dia e solicita um crédito de R$ 5.000,00 em uma loja que apenas analisa o consta e nada consta. Certamente terá concedida esta solicitação imediatamente, pois na consulta, não aparecerá nenhum restritivo.
Contudo seu endividamento ultrapassa os 50% da renda, seu histórico de pontualidade é baixíssimo e seu “score” aponta para uma venda de alto risco, ainda, a análise de protestos e ações judiciais tem indicadores desabonadores.
A boa notícia é que a ferramenta está a disposição, bem como orientações para se aplicar uma política de crédito, que estabelece critérios e construção de uma régua de crédito.
Saiba mais sobre a Quod, parceira da FCDL-RS
Parceira da FCDL-RS para disponibilizar aos lojistas gaúchos o melhor birô de crédito do Brasil, a Quod surgiu em 2017 com o objetivo de impulsionar o Cadastro Positivo e fomentar a educação financeira no cenário brasileiro.
Iniciou suas operações no final de 2018 e atende a clientes de todos os setores da economia, incluindo instituições financeiras, seguradoras, varejistas, operadoras de telecomunicações e pequenas e médias empresas.
A Quod usa dados para transformar a vida das pessoas e empresas. Como uma empresa de inteligência de dados, opera com uma arquitetura aberta de negócios com múltiplas fontes de dados e mindset de cocriação de soluções, sustentada por uma estrutura comercial, tecnológica e de pessoas.
A sua principal missão é estabelecer uma conexão entre clientes e consumidores, contribuindo para o desenvolvimento da economia brasileira e colaborando para a tomada de decisão de negócios.
Para isso, se empenha em impactar a vida das empresas e pessoas com soluções de gestão, modelagem e análise de dados financeiros e alternativos no Brasil. Ou seja, utiliza todo o poder dos dados para entregar o que as empresas realmente precisam para crescer.
A proposta de valor da Quod
A Quod está construindo uma rede aberta de inovação, articulando parcerias com várias empresas para construir soluções inovadoras voltadas às decisões baseadas em dados que resolvam problemas reais dos clientes.
A tecnologia da Quod
A Quod combina técnicas de big data, inteligência artificial e o uso de uma plataforma tecnológica de ponta para analisar um oceano de dados e transformá-lo em decisões para diminuir riscos de crédito e inadimplência, evitar fraudes, além de entender e conhecer melhor seus clientes.
A proteção de dados na Quod
Ao fazer a gestão de dados, a Quod emprega os mais rigorosos protocolos de segurança. Seu banco de dados está sob constante evolução e segurança. A Quod é certificada pela ISO 27.001 (Gestão da Segurança da Informação) e ISO 23.301 (Gestão de Continuidade de Negócios), além de ser autorizada pelo Banco Central do Brasil a operar o Cadastro Positivo.