Potencial exportador do RS precisa ser bem explorado

23 de junho de 2022
463 Visualizações
Mensagem foi deixada pelo presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana, no Almoço da Exportação

 

 

O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, participou, nesta quinta-feira (23/06), do Almoço da Exportação, realizado pelo Conselho do Prêmio Exportação, iniciativa da ADVB RS.

 

O evento, que aconteceu no Instituto Ling, em Porto Alegre, teve como palestrante o diplomata e presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana, que falou sobre as possibilidades do Rio Grande do Sul ser o motor das exportações brasileiras’. Além disso, ele fez reflexões sobre questões de macroeconomia e o atual cenário global e suas influências no país.

 

Em sua palestra, Augusto Pestana destacou a relevância de continuar exportando com força para a China — principal parceiro comercial do Brasil. No entanto, disse que é preciso desenvolver novas relações comerciais, especialmente com o sudeste da Ásia e o Oriente Médio. Desta forma, citou Índia e os Emirados Árabes, como boas opções.

 

Para ele, o desempenho positivo no comércio exterior depende, em especial, de três diversificações que se aplicam ao Rio Grande do Sul. A primeira diz respeito à variedade da pauta. Significa ampliar o número de produtos exportados e agregar valor às mercadorias.

 

Outro ponto de diversificação corresponde à necessidade de se buscar novos mercados. Nesse sentido, a dica é criar diferentes fontes de interação com outros países – um desafio visto com bons olhos pelo presidente da ApexBrasil.

 

Pestana chamou a atenção à necessidade de expansão da base exportadora. A presença da micro, pequena e média empresa no comércio exterior significa, para ele, a profusão de possibilidades de penetração.

 

O presidente do Conselho do Prêmio Exportação, Fabrício Forest, ressaltou a importância de realizar um debate com tamanha magnitude, ressaltando que a economia gaúcha é um expoente quando o assunto é Comércio Exterior e relações com mercados internacionais.

 

O encontro integrou as ações da 50ª edição do Prêmio Exportação Rio Grande do Sul, programado para ocorrer em agosto deste ano. A iniciativa destaca empresas que se mantêm firmes na frente exportadora independente do cenário econômico nacional.

Últimos Posts

26 de março – 252 anos de Porto Alegre

26 de março – 252 anos de Porto Alegre

Neste 26 de março a Capital de todos os gaúchos está em festa! Porto Alegre celebra seus 252 anos como um cidade inovadora, moderna e que cultua seu passado de glórias e suas mais caras tradições. Em POA temos o Guaíba, o pôr do sol mais lindo do mundo, o GreNal, uma...

Redes Sociais