Presidente Vitor Augusto Koch prestigia homenagem ao deputado federal Alceu Moreira

1 de dezembro de 2021
715 Visualizações

Dirigente cumprimentou o parlamentar distinguido com a Medalha Deputado Emérito concedida pela Assembleia Legislativa

 

O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, prestigiou nesta quarta-feira (01/12), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a solenidade de outorga da Medalha Deputado Emérito referente ao ano de 2020 ao ex-deputado estadual, ex-presidente da ALRS e atual deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS).

 

A proposição foi do deputado Edson Brum (MDB), que ocupa a pasta da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e reassumiu o mandato parlamentar hoje para poder prestar a homenagem. A sessão solene recebeu autoridades, familiares e colegas partidários de Alceu Moreira no Plenário 20 de Setembro em momento de reconhecimento e emoção.

 

– Justo reconhecimento da ALRS a um homem público do mais alto quilate e que é um exemplo de dignidade política. Parabéns ao deputado Alceu Moreira em nome do comércio gaúcho – ressaltou Vitor Augusto Koch ao cumprimentar o homenageado.

 

Em sua fala, o deputado Edson Brum dividiu com a bancada do MDB a proposição da homenagem. Destacando a conduta pessoal, profissional, social, partidária e política de Alceu Moreira, citou a honra, a moral, a virtude, a decência, a justiça, a bondade, a honestidade e a coragem como características do deputado federal.

 

Após a saudação de parlamentares representando as bancadas constituídas na Assembleia o deputado federal Alceu Moreira agradeceu a homenagem e fez questão de cumprimentar e falar de cada uma das autoridades, colegas da política e assessores que prestigiaram a solenidade.

 

Fez, também, um agradecimento especial para sua família pelo companheirismo, aconselhamento e tolerância ao longo de sua trajetória política. Dirigindo-se ao proponente da distinção, destacou a longa amizade que tem com Edson Brum, lembrando que ambos têm temperamentos semelhantes e a disposição de andar por todos os cantos do RS.

 

Ao encerrar a sessão solene, o presidente da Casa, deputado Gabriel Souza (MDB), ressaltou que o título concedido a Alceu Moreira é o mais honroso entregue pela Assembleia Legislativa, já que apenas um ex-deputado por ano é destacado. O parlamentar falou de sua relação de amizade com o homenageado e da grande admiração que tem pelo trabalho que o deputado federal realiza.

 

Após a sessão solene, os participantes se dirigiram ao Espaço Oswaldo Aranha, onde houve descerramento de uma fotografia de Alceu Moreira na Galeria dos Deputados Eméritos.

 

Trajetória do parlamentar

  

Natural da Sanga Funda, em Terra de Areia (antigo distrito de Osório), no Litoral Norte, Alceu Moreira é filho de pequenos agricultores. Começou a trabalhar na roça,  foi auxiliar de padeiro e representante comercial, quando vendia produtos agropecuários de porteira em porteira, pelo interior do Estado.

 

Em 1980, ingressou no MDB e, atualmente, preside o Diretório Estadual da sigla no RS. Pelo partido foi eleito  vereador (1983/1988), vice-prefeito (1993/1996) e prefeito reeleito de Osório (1997/2002); presidente da Famurs (1999/2000); deputado estadual reeleito (2003/2010) e presidente da Assembleia Legislativa (2008); secretário de Estado da Habitação (2003/2006); e deputado federal reeleito para o terceiro mandato (2011/2023).

 

Confira alguns registros da solenidade.

 

Últimos Posts

26 de março – 252 anos de Porto Alegre

26 de março – 252 anos de Porto Alegre

Neste 26 de março a Capital de todos os gaúchos está em festa! Porto Alegre celebra seus 252 anos como um cidade inovadora, moderna e que cultua seu passado de glórias e suas mais caras tradições. Em POA temos o Guaíba, o pôr do sol mais lindo do mundo, o GreNal, uma...

Redes Sociais