Presidente Vitor Augusto Koch participa de evento que homenageia o chanceler Oswaldo Aranha

25 de outubro de 2021
698 Visualizações

Quadro de um dos mais destacados homens públicos do país ganha destaque na Assembleia gaúcha

 

O presidente da FCDL Rio Grande do Sul, Vitor Augusto Koch, participou, na segunda-feira (25/10), da cerimônia do descerramento do quadro do chanceler Oswaldo Aranha, realizada na sala da presidência da Assembleia Legislativa do RS. A obra, que passa a compor o acervo do Parlamento gaúcho, é uma cópia autorizada da pintura original feita por Candido Portinari e foi doada pela Federação Israelita do Rio Grande do Sul e pela família Aranha.

Lideranças políticas e empresariais prestigiaram a solenidade que prestou merecida homenagem a um dos mais destacados homens públicos do Rio Grande do Sul e do Brasil, que em 1947, exerceu importante papel na criação do Estado de Israel, motivo pelo qual foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz naquele ano.

O presidente da ALRS, deputado Gabriel Souza (MDB) celebrou o espaço destinado a Oswaldo Aranha, classificando-o como “o maior gaúcho do século 20”. O presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Sebastian Watenberg, destacou a grandeza do chanceler “que colocou o Brasil de fato no cenário da diplomacia internacional”. Eduardo Aranha, sobrinho de Oswaldo Aranha, relatou passagens da vida do familiar ilustre e o seu protagonismo em momentos marcantes da história do país nas primeiras décadas do século passado.

O cônsul-geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich e o prefeito de Alegrete, cidade natal de Oswaldo Aranha, Márcio do Amaral, também expressaram reconhecimento e agradecimento ao legado do chanceler gaúcho. Para eles, foi uma pessoa que teve atuação exemplar em todas as áreas da vida pública pelas quais passou.

A solenidade ainda contou com a presença dos deputados estaduais Tenente-Coronel Zucco (PSL), que preside a Frente Parlamentar Brasil-Israel; Zilá Breitenbach (PSDB), Carlos Búrigo (MDB) e Beto Fantinel (MDB); do secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos; do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Voltaire de Lima Moraes; do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Júlio Cesar de Melo; do defensor público-geral do Estado, Antônio Flávio de Oliveira; do reitor da UFRGS, Carlos Bulhões; do presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, Miguel Frederico do Espírito Santo; e da presidente da Câmara Municipal de Alegrete, Firmina Martins Soares, entre outras autoridades.

Últimos Posts

26 de março – 252 anos de Porto Alegre

26 de março – 252 anos de Porto Alegre

Neste 26 de março a Capital de todos os gaúchos está em festa! Porto Alegre celebra seus 252 anos como um cidade inovadora, moderna e que cultua seu passado de glórias e suas mais caras tradições. Em POA temos o Guaíba, o pôr do sol mais lindo do mundo, o GreNal, uma...

Redes Sociais