Cadastro Positivo aperfeiçoa a análise de crédito

24 de setembro de 2021
820 Visualizações

Maior segurança, crédito mais barato e menos inadimplência são algumas das vantagens oferecidas pela parceria FCDL-RS e Quod

 

Os birôs de crédito brasileiros sempre realizaram análises apenas baseado em informações de inadimplência. Agora, a boa notícia é que essa forma de avaliação foi aperfeiçoada a partir do uso do Cadastro Positivo.

O cadastro é um banco de dados com informações sobre o histórico de pagamento dos brasileiros e empresas, em que considera informações como pagamentos das parcelas do cartão de crédito, saldo de empréstimos e financiamentos, valor consumido de cheque especial e consórcio, além de dados sobre serviços continuados como contas de água, luz, gás ou telefone.

Antes, bastava um deslize para o qualquer consumidor entrar na lista de inadimplência e, automaticamente, impossibilitando a concessão de crédito. Já com o Cadastro Positivo as empresas tem um panorama geral do comportamento financeiro do consumidor, diferenciando o consumidor que sempre deixa de pagar suas contas daquele que teve apenas uma situação pontual.

Com tudo isso, o novo sistema tem o potencial de incluir de 20 a 30 milhões de consumidores no mercado de crédito, segundo a Associação Nacional dos Birôs de Crédito (ANBC). Dentro desse contexto, com avaliações mais justas e eficientes, a expectativa é gerar 790 bilhões em novos negócios na economia, o equivalente a 12% do PIB, e até 1,3 trilhão de reais podem ser adicionados a economia.

 

Os dados do Cadastro Positivo ajudam quem está negativado

Pare para pensar: se uma pessoa está com dívidas e o status negativado, consequentemente a situação financeira deve ser considerada ruim. Em um momento como esse, um empréstimo pode contribuir justamente para o pagamento dessas dívidas. Não é?

O problema é que para conseguir essa concessão é preciso ser feita uma análise de crédito. Sem os dados do Cadastro Positivo, as empresas só teriam acesso às informações de inadimplência, mas, agora, o sistema colabora para uma avaliação completa que avalia o comportamento financeiro do consumidor de ponta a ponta.

Mesmo que alguém tenha uma situação pontual de inadimplência, o cadastro é uma oportunidade para uma avaliação mais concisa, pois ele permite ofertas mais adequadas a cada perfil. Ou seja, quanto melhor o comportamento financeiro, mais oportunidade de receber empréstimos ou outros produtos de crédito com taxas de juros melhores.

Mais segurança e menos inadimplência

Com as informações do Cadastro Positivo, as empresas poderão oferecer crédito de forma mais consciente, afinal, ele é muito mais completo, e oferece informações precisas sobre a probabilidade de pagamento do consumidor. Ao conhecer a realidade financeira do consumidor, a concessão de crédito torna-se mais justa e adequada ao momento dele.

No Brasil, as previsões para o novo sistema de cadastro geram boas expectativas. Segundo o Banco Mundial e o Valor Econômico, haverá uma redução de inadimplência em até 45%.

O uso do Cadastro Positivo na Quod

A Quod, parceira da FCDL-RS para disponibilizar aos lojistas gaúchos o melhor birô de crédito do Brasil, combina dados completos do Cadastro Positivo com uma tecnologia avançada que permite que as análises de crédito sejam mais inteligentes e com uma alta capacidade de customização para melhor atender as necessidades específicas das empresas e, é claro, dos clientes.

Com o Quod Consulta PF é possível realizar análises baseadas nos dados do cadastro, de forma muito mais completa e eficiente, indo além das informações de negativação. Ele é diferente do que existe hoje no mercado, muito mais fácil de usar, de entender, com todas as informações necessárias para as empresas conhecerem o seu cliente em uma única página e com uma visão clara e transparente do consumo, sem pegadinhas! O melhor: tudo isso pelo menor custo do mercado!

Com a Quod sua empresa consulta um CPF e realiza análises de um jeito diferente, simples e eficiente.

Últimos Posts

26 de março – 252 anos de Porto Alegre

26 de março – 252 anos de Porto Alegre

Neste 26 de março a Capital de todos os gaúchos está em festa! Porto Alegre celebra seus 252 anos como um cidade inovadora, moderna e que cultua seu passado de glórias e suas mais caras tradições. Em POA temos o Guaíba, o pôr do sol mais lindo do mundo, o GreNal, uma...

Redes Sociais