FCDL-RS demonstra preocupação com aumento da Selic

23 de setembro de 2021
820 Visualizações

Presidente Vitor Augusto Koch ressalta que a elevação dos juros básicos pode frear a retomada da atividade econômica

 

A elevação dos juros básicos da economia em 1 ponto percentual, anunciada pelo Copom na quarta-feira (22/09), preocupa o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

 

Para o dirigente, embora a elevação se justifique como forma de tentar conter a disparada da inflação e combater a pressão sobre os preços, a medida também afeta o consumo das famílias e os investimentos futuros, com reflexos que podem impactar de forma negativa a geração de emprego e renda.

 

– A alta da Selic de 5,25% para 6,25% é preocupante na medida em que pode prejudicar a tão necessária recuperação econômica que o Brasil precisa ter. Como os índices de consumo e de emprego ainda estão abaixo dos níveis anteriores à pandemia da Covid-19 o momento não é o ideal para a adoção de medidas que comprometam ainda mais o orçamento das famílias e das empresas – destaca Vitor Augusto Koch.

 

O presidente da FCDL-RS lembra, ainda, que há poucos dias já aconteceu o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que incide sobre o crédito e que o percentual de renda das famílias comprometido com dívidas, 59,2% em maio deste ano, é muito elevado. Isso prejudica, fortemente, a atividade econômica.

 

 

Últimos Posts

Festa do Pinhão e Expofeira movimentam Fontoura Xavier

Festa do Pinhão e Expofeira movimentam Fontoura Xavier

De sexta-feira (19/04) até domingo (21/04), Fontoura Xavier será palco da 10ª Festa do Pinhão e da 9ª Expofeira, eventos que vão agitar o município com uma intensa programação cultural e comercial. Iniciativas conjuntas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de...

CDL Encantado promove campanha em homenagem ao Dia das Mães 2024

CDL Encantado promove campanha em homenagem ao Dia das Mães 2024

Até o dia 12 de maio a CDL Encantado está realizando sua promoção alusiva ao Dia das Mães 2024. Além de homenagear as mamães, a iniciativa incentiva os consumidores a realizarem suas compras nos estabelecimentos comerciais do município, fomentando o comércio local. A...

Redes Sociais